Busca avançada
Ano de início
Entree

Fontes e modos de aplicação de boro na cultura do eucaliptpo

Processo: 12/05593-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Thiago de Souza Celestrino
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Boro   Eucalipto   Florestas   Micronutrientes   Cerrado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boro | cerrado | eficiência de adubação | Eucalyptus | Floresta | micronutriente | Fertilidade do Solo e Adubação

Resumo

A aplicação de fertilizantes é essencial para o suprimento das exigências do eucalipto, principalmente em solos de cerrado. Além da adubação com NPK, algumas espécies de eucalipto são exigentes em certos micronutrientes como o B para o seu desenvolvimento. Portanto, estudos sobre as quantidades de macro e micronutrientes são importantes para se determinar as quantidades ideais e economicamente viáveis destes nutrientes em essências florestais. O objetivo do trabalho é comparar o efeito de fontes de boro com alta e baixa solubilidade na cultura de Eucalyptus spp., assim como a aplicação foliar do micronutriente. O experimento está sendo conduzido na Fazenda Renascença, fundo agrícola administrado pela Cargill Agrícola S/A, localizado no município de Selvíria - MS. O delineamento experimental é o de blocos casualizados com seis tratamentos e cinco repetições, dispostos em um esquema fatorial de 3 x 2, sendo: 0 kg ha-1 de boro, 1 kg ha-1 de boro utilizando como fonte o ácido bórico (alta solubilidade, 17% B) e 1 kg ha-1 de boro utilizando como fonte o borogran (baixa solubilidade, 10% B), sendo estes aplicados no sulco de plantio, e aplicação ou não de ácido bórico foliar. Todos os tratamentos tiveram a mesma adubação de plantio com a formulação NPK. O experimento está sendo conduzido desde janeiro de 2012 quando foi realizada a implantação da cultura e a adubação de plantio. Serão feitas as seguintes avaliações: análise foliar, altura média das plantas, diâmetro à altura de 30 cm nas primeiras avaliações e posteriormente a altura do peito, volume total de madeira com casca e incremento médio anual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELESTRINO, THIAGO DE SOUZA; BUZETTI, SALATIER; MINHOTO TEIXEIRA FILHO, MARCELO CARVALHO; GAZOLA, RODOLFO DE NIRO; DINALLI, RAISSA PEREIRA; MUELLER DA SILVA, PAULO HENRIQUE; DE CARVALHO, ARIADNE CARLA; SARTO, GUILHERME DEFAVARI. Sources and application methods of boron in Eucalyptus crop. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 36, n. 6, p. 3579-3593, . (12/05593-7, 14/03387-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CELESTRINO, Thiago de Souza. Fontes e modos de aplicação de boro na cultura do eucalipto (clone I144). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.