Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da carga orgânica sobre a produção fermentativa de hidrogênio

Processo: 12/06150-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Melida Del Pilar Anzola Rojas
Supervisor: Heleen De Wever
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Flemish Institute for Technological Research, Bélgica  
Vinculado à bolsa:09/17491-1 - Produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo e fluxo descendente, BP.DR
Assunto(s):Carga orgânica   Crescimento celular   Fermentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácidos voláteis | água residuária | carga orgânica | crescimento celular | fermentação | Produção de hidrogênio | Produção de energia

Resumo

A carga orgânica volumétrica específica (COVe) tem se mostrado como um fator chave sobre a produção fermentativa de hidrogênio. No entanto, manter um valor adequado da COVe para alcançar elevados rendimentos de hidrogênio é ainda um desafio. O aumento periódico da carga orgânica se apresenta como uma estratégia para evitar a diminuição da COVe e consequentemente aumentar e manter constante a produção de hidrogênio. Desta forma, o estudo será realizado em um reator anaeróbio de leito fixo estruturado e fluxo descendente com polietileno de baixa densidade como material suporte para adesão da biomassa. O substrato será agua residual sintética a base de sacarose como fonte de carbono, com concentrações de 1782,5 mg.L-1, 3561,1 mg.L-1, 7130,1 mg.L-1 e 14260,2 mg.L-1, para cargas orgânicas de 24,7 g-sac.L-1.d-1, 49,4 g-sac.L-1.d-1, 98,7 g-sac.L-1.d-1 e 197,5 g-sac.L-1.d-1, respectivamente. O pH afluente será de 6,5 e a inoculação será de forma natural. O TDH será de 2 h e a temperatura controlada em 25ºC. O reator será operado durante 120 dias contínuos, avaliando cada carga orgânica durante um período de 30 dias, sem reinoculação do sistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANZOLA-ROJAS, MELIDA DEL PILAR; ZAIAT, MARCELO; DE WEVER, HELEEN. Improvement of hydrogen production via ethanol-type fermentation in an anaerobic down-flow structured bed reactor. Bioresource Technology, v. 202, p. 42-49, . (12/06150-1)