Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ação osteogênica e análise do perfil químico do látex da mangabeira (Hancornia speciosa Gomes)

Processo: 12/15810-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Pedro Duarte Novaes
Beneficiário:Juliana dos Santos Neves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Osteogênese   Osteoblastos   Cromatografia   Cultura de células
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cromatografia | cultura de células | Hancornia speciosa | osteoblasto | osteogênese | Tecido Ósseo, Osteogênese, Osteoblasto

Resumo

A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma árvore frutífera nativa do Brasil pertencente à família Apocynaceae. O fruto maduro desta árvore é o principal produto consumido, no entanto, as folhas, a casca e o látex extraídos do tronco da mangabeira têm sido empregados popularmente para fins terapêuticos. Levantamentos etnobotânicos confirmam o uso popular do suco leitoso do fruto e do látex para o tratamento de doenças fúngicas, tuberculose, úlceras gástricas e fraturas ósseas, no entanto, existem poucos estudos na literatura científica sobre os efeitos biológicos do látex de Hancornia speciosa, sendo a atividade anti-inflamatória deste recentemente demonstrada. Nós temos investigado o efeito do látex de Hancornia speciosa no osso da calvária de ratos e os resultados obtidos até o momento revelam um potencial deste em induzir formação óssea. Verificou-se que após 3 dias em contato com o látex, o periósteo respondeu tornando-se mais espesso, e depois de 5 e 11 dias da injeção local do látex uma considerável camada de osso novo se formou sobre o osso da calvária dos ratos. Devido ao potencial do látex de Hancornia speciosa em induzir formação óssea, como verificado em nossos experimentos preliminares, este projeto pretende realizar vários experimentos e análises in vitro visando esclarecer a maneira pelo qual o látex exerce seu efeito osteogênico, assim como analisar o perfil químico do látex e de frações bioativas obtidas deste.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, JULIANA DOS SANTOS; FRANCHIN, MARCELO; ROSALEN, PEDRO LUIZ; OMAR, NADIA FAYEZ; DOS SANTOS, MARIANA ALBUQUERQUE; RIZZATO PASCHOAL, JONAS AUGUSTO; NOVAES, PEDRO DUARTE. Evaluation of the osteogenic potential of Hancornia speciosa latex in rat calvaria and its phytochemical profile. Journal of Ethnopharmacology, v. 183, p. 151-158, . (13/09485-7, 12/15810-5)