Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapa topográfico de sensibilidade dolorosa à pressão em portadores da síndrome do impacto do ombro

Processo: 12/18368-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Tania de Fatima Salvini
Beneficiário:Ivana Leão Ribeiro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Limiar da dor   Fisioterapia   Manguito rotador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | fisioterapia | Limiar da Dor | Manguito Rotador | Sindrome do Impacto do Ombro | Fisioterapia

Resumo

Introdução: A síndrome do impacto (SI) é caracterizada por compressão dos tendões do manguito rotador contra o ligamento coracoacromial e o terço anterior do acrômio, que resulta em perda funcional e incapacidade. Os sintomas dolorosos da síndrome do impacto têm sido estudados por meio de questionários e escala numérica que analisam a intensidade, localização e modificação da atividade funcional. Estudos recentes têm proposto mapas topográficos sensitivos como um método exploratório para avaliar o estado de sensibilização em distintas síndromes dolorosas. No entanto, não há estudos similares em relação à SI do ombro. Objetivo: Propor e caracterizar um mapa topográfico de sensibilidade dolorosa à pressão no ombro em portadores da SI. Materiais e métodos: Serão avaliados 25 portadores de SI do ombro de ambos os sexos, com idade entre 18 e 55 anos e 25 sujeitos saudáveis com idade e sexo pareados ao grupo SI. A elaboração do mapa topográfico para o ombro de sujeitos com SI será realizada utilizando 4 pontos anatômicos como referência. Um algômetro digital de pressão será utilizado para medir o limiar de dor à pressão num total de 33 pontos. A escala analógica visual (EVA) e os questionários Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand - (DASH) e Western Ontario Rotator Cuff Index (WORC) também serão utilizados para a avaliação de dor e função. Resultados esperados e implicações clínicas do estudo: O mapeamento da dor em indivíduos com SI do ombro permitirá uma visualização detalhada da sensibilidade dolorosa no ombro, favorecendo estudos subsequentes que avaliem efeitos de intervenções terapêuticas, bem como estudos sobre sensibilização central e periférica relacionadas à SI do ombro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, I. L.; CAMARGO, P. R.; ALBURQUERQUE-SENDIN, F.; MADELEINE, P.; FERNANDEZ-DE-LAS-PENAS, C.; SALVINI, T. F.. Topographical pressure pain sensitivity maps of the shoulder region in individuals with subacromial pain syndrome. MANUAL THERAPY, v. 21, p. 134-143, . (12/18368-1)