Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das concentrações de DNA plasmático e urinário em pacientes com carcinoma urotelial de bexiga

Processo: 12/19908-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Fernando Luiz Affonso Fonseca
Beneficiário:Tomás Elias Abdalla
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Urologia   Bexiga urinária   Neoplasias da bexiga   Biomarcadores tumorais   DNA   Concentração plasmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bexiga | Concentração | Dna | Urotelial | Urologia

Resumo

Introdução: No câncer de bexiga, difentes abordagens devem ser usadas para determinar uma substância como um marcador tumoral. Tradicionalmente, a aparência histológica de um tumor ressecado tem sido usada como um indicativo de um potencial comportamento tumoral, ou seja, a sua progressão ou recorrência. Há necessidades de se melhorar os métodos para identificar marcadores tumorais que auxiliam a prever tumores superficiais invasivos do câncer de bexiga tal como o seu comportamento e prognóstico. Objetivos: O presente estudo avaliará as concentrações de DNA plasmático e DNA urinário em pacientes portadores de carcinoma urotelial de bexiga. Métodos: Um ambulatório experimental aplicado ao câncer de bexiga será montado para monitoramento e atendimento de cerca de 30 pacientes portadores da doença. Tal ambulatório será realizado no Serviço de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, no Hospital Estadual Mario Covas. Após confirmação da doença através de ultra-som de bexiga suspeito e sintomas clínicos, aos mesmos serão explicadas a logística e finalidade do estudo e aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após assinatura do TCLE, os pacientes serão incluídos no proposto estudo e colheremos sangue através de venopunção perférica e urina amostra isolada. As amostras serão colhidas ao diagnóstico e começarão a ser colhidas após 45 dias, 3 meses e 6 meses do diagnóstico. Os tubos contendo amostras sanguíneas e os coletores com amostras de urina dos pacientes incluídos no estudo serão encaminhados ao Laboratório de Análises Clínicas da FMABC onde suas concentrações serão determinadas através da técnica de espectrofotometria.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROSO DE ALMEIDA, EDUARDO FERREIRA; ABDALLA, TOMAS ELIAS; ARRYM, TIAGO PEDROMONICO; DELGADO, PAMELA DE OLIVEIRA; WROCLAWSKI, MARCELO LANGER; AGUIAR ALVES, BEATRIZ DA COSTA; GEHRKE, FLVIA DE S.; AZZALIS, LIGIA AJAIME; ALVES, SARAH; TOBIAS-MACHADO, MARCOS; et al. Plasma and urine DNA levels are related to microscopic hematuria in patients with bladder urothelial carcinoma. CLINICAL BIOCHEMISTRY, v. 49, n. 16-17, p. 1274-1277, . (12/19908-0)