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Qualidade física do solo em área de cana-de-açúcar com controle de tráfego

Processo: 12/21094-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Allan Charlles Mendes de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Controle de tráfego   Compactação   Mecanização agrícola   Manejo do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Capacidade de suporte de carga | Compactação | controle de tráfego | Manejo do solo | Mecanização Agrícola | Manejo e conservação do solo

Resumo

Com a adoção da colheita mecanizada no sistema de manejo da cana-de-açúcar, surge a preocupação da compactação do solo e seus reflexos na produtividade da cultura. Diante disso, o controle de tráfego apresenta-se como uma excelente alternativa, pois separa as zonas de tráfego daquelas em que há crescimento das plantas, concentrando a passagem de pneus em linhas delimitadas, podendo diminuir substancialmente a compactação do solo quando associada ao espaçamento duplo combinado. O presente trabalho tem por objetivo estudar as alterações físicas do solo e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar cultivada em áreas com e sem controle de tráfego e plantada com espaçamento simples e duplo combinado. O trabalho será realizado em duas áreas com diferentes classes texturais, sendo uma arenosa e outra argilosa, situados na Usina Santa Fé, localizada no Município de Nova Europa-SP. Em cada área será instalado um experimento adotando-se o delineamento de blocos casualizados, com três tratamentos, quatro repetições e parcelas com dimensões de 30 m x 50 m. Os tratamentos adotados serão T1: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e colhida com piloto automático; T2: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples e colhida sem piloto automático; e T3: Cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e colhida com piloto automático. Ao final do experimento, espera-se que os resultados encontrados possam recomendar o controle do tráfego em áreas de cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo como alternativa mitigadora dos problemas relacionados à compactação do solo.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE SOUSA, ALLAN CHARLLES; VIEIRA FARHATE, CAMILA VIANA; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES; RODRIGUES TORRES, JOSE LUIZ; DA SILVA, REGINALDO BARBOZA. Soil Load-Bearing Capacity and Development of Root System in Area Under Sugarcane with Traffic Control in Brazil. SUGAR TECH, v. 21, n. 1, p. 153-161, . (12/21094-0, 12/14412-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Allan Charlles Mendes de. Atributos físicos do solo e de planta em área de cana-de-açúcar com controle de tráfego em diferentes espaçamentos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola Campinas, SP.