Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação e validação de teste QF-PCR para detecção de aneuploidias no ambulatoria de obstetrícia e ginecologia HC FMUSP

Processo: 12/51806-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Mario Henrique Burlacchini de Carvalho
Beneficiário:Mario Henrique Burlacchini de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico pré-natal  Aneuploidia  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Obstetrícia  Ginecologia  Qualidade da assistência à saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aneuploidias | Diagnostico Pre Natal | Qf Pcr

Resumo

As aneuploidias são as mais freqüentes dentre as alterações cromossômicas sendo responsáveis pela maioria dos casos de deficiência mental, malformações congênitas, distúrbios de desenvolvimento sexual e abortos espontâneos. Estas alterações ocorrem devido a erros de divisão durante a meiose que resultam em gametas com o número de cromossomos anormal. As trissomias do 21 (síndrome de Down), do 13 (síndrome de Patau), do 18 (síndrome de Edwards) e as alterações cromossômicas que envolvem os cromossomos sexuais como a síndrome de Turner e Klinefelter são as aneuploidias mais comumente encontradas na população. A triagem e a confirmação do diagnóstico das aneuploidias cromossômicas fetais são oferecidas de rotina nos centros de diagnóstico pré-natal. Os testes de triagem são oferecidos a todas as gestantes com o objetivo de estimar quais são os riscos do feto possuir uma anomalia cromossômica. A confirmação do diagnóstico é feita através da cultura e análise do cariótipo das células fetais extraídas de amostras de líquido amniótico ou de vilosidades coriônicas. A análise cromossômica microscópica de células cultivadas tem sido considerada uma técnica padrão ouro para o diagnóstico de cromossomopatias. No entanto, esta técnica leva cerca de duas semanas para ser realizada, devido à necessidade do crescimento do número suficiente de células em cultura, e ao tempo despendido com a análise e interpretação dos rèsultados. No início dos anos 90, QF-PCR (quantitative fluorescent polymerase chain reaction) surgiu como um método biomolecular usado para a detecção de aneuploidias com o objetivo de promover um rápido diagnóstico. Este teste é baseado na visualização e quantificação de seqüências repetitivas pequenas do DNA utilizando-se sondas fluorescentes. Estudos confirmam que a QF-PCR é um teste de alta especificidade e sensibilidade na detecção de alterações cromossômicas numéricas agregando aos resultados rapidez e baixo custo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, RENATA WENDEL; BURLACCHINI DE CARVALHO, MARIO HENRIQUE; DE AMORIM-FILHO, ANTONIO GOMES; VIEIRA FRANCISCO, ROSSANA PULCINELI; ROMAO, RENATA MOSCOLINI; LEVI, JOSE EDUARDO; ZUGAIB, MARCELO. Validation of QF-PCR for prenatal diagnoses in a Brazilian population. Clinics, v. 72, n. 7, p. 400-404, . (12/51806-2)