Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfobiometria, constituição pigmentar, cito-imunoistoquímica de melanomacrófagos e centros de melanomacrófagos de Oreochromis niloticus inoculados com Aeromonas hydrophila e Mycobacterium marinum e expressão de receptores de membrana de fagócitos in vitr

Processo: 13/01838-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Flávio Ruas de Moraes
Beneficiário:Wilson Gómez Manrique
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Centro germinativo   Teleostei   Fagocitose   Hematopoiese   Imunidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centro germinativo | fagocitose | Hematopoiese | Imunidade | teleósteo | Ictiopatologia

Resumo

Os centros de melanomacrófagos (CMMs) são agrupamentos de células que contêm pigmentos, geralmente encontradas em maior escala dentro do retículo endotelial na matriz dos tecidos hematopoiéticos e em menor escala na submucosa do intestino, timo, brânquias, cérebro e gônadas de peixes teleósteos. O surgimento destas estruturas está relacionada a vários fatores e condições, como órgão, idade, condição nutricional, condições anatomopatológicas, assim como em alterações ambientais. Os estudos realizados para entender a formação e função dos CMMs, ainda não são suficientes, pois existem controvérsias e lacunas principalmente no que tange à sua formação e função. Estas estruturas são utilizadas em muitas ocasiões como bioindicador de impacto ambiental, assim como para avaliação do estado de higidez do animal, encontrando-se muitas divergências metodológicas. Esta proposta pretende dar continuidade à linha de pesquisa sobre o estudo comparado de CMMs e melanomacrófagos (MMs) de Oreochromis niloticus inoculados com Aeromonas hydrophila ou Mycobacterium marinum e avaliar o número e área de CMMS, bem como sua constituição pigmentar, descrição ultra-estrutural, expressão de receptores de membrana mediante o uso de imunoistoquímica e imunocitoquimica, além de avaliar a formação de MMs e sua capacidade fagocítica in vitro aos estímulos com A. hydrophila, M. marinum e melanina natural. Ao final deste estudo espera-se contribuir para esclarecimentos sobre a formação morfobiométrica e funcional dos CMMs e MMs, assim como demonstrar os receptores de membrana que possam ser expressos em fagócitos quando experimentalmente estimulados por bactérias in vivo e in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANRIQUE, WILSON GOMEZ; PEREIRA FIGUEIREDO, MAYRA ARAGUAIA; ANTONIO DE ANDRADE BELO, MARCO; MARTINS, MAURICIO LATERCA; DE MORAES, FLAVIO RUAS. First report of Myxobolus sp infection in the skeletal muscle of Neotropical freshwater fish Piaractus mesopotamicus. Parasitology Research, v. 114, n. 5, p. 2041-2044, . (13/01838-8)
MANRIQUE, WILSON GOMEZ; PEREIRA FIGUEIREDO, MAYRA ARAGUAIA; CHARLIE-SILVA, IVES; DE ANDRADE BELO, MARCO ANTONIO; DIB, CRISTINA CORSI. Spleen melanomacrophage centers response of Nile tilapia during Aeromanas hydrophila and Mycobacterium marinum infections. FISH & SHELLFISH IMMUNOLOGY, v. 95, p. 514-518, . (13/01838-8)