Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da crioterapia no movimento do joelho após o salto unipodal: análise cinemática

Processo: 13/04106-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Rinaldo Roberto de Jesus Guirro
Beneficiário:Mauricio Donini Cesario
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Joelho   Cinemática   Crioterapia   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinematica | Crioterapia | equilíbrio | Joelho | salto | Fisioterapia

Resumo

O uso da crioterapia na reabilitação do tornozelo de atletas é amplamente difundido. Sabe-se que estes indivíduos retornam às atividades esportivas sem a resolução completa das lesões e utilizam este recurso para controle da dor e edema. Entretanto a influência da crioterapia no controle motor do tornozelo, joelho e no equilíbrio de atletas apresenta controvérsias. O objetivo desse trabalho é avaliar a influência do resfriamento do tornozelo na cinemática do joelho após a aterrissagem do salto unipodal. A amostra será composta por 40 indivíduos, do gênero masculino, distribuídos em dois grupos. O grupo um será composto por 20 atletas de basquetebol submetidos a treinamentos constantes; e o grupo dois, por 20 indivíduos universitários, ativos, não atletas. Todos responderão ao termo de consentimento livre e esclarecido e, na sequencia serão posicionados 12 marcadores reflexivos em pontos pré-determinados. Em seguida desenvolverão três saltos unipodais com o membro inferior dominante para a coleta das imagens do posicionamento do joelho, por meio de oito câmeras filmadoras que gerarão imagens a serem analisadas pelo software Qualisys Track Manager 2.3. Após a coleta inicial das imagens cinemáticas os indivíduos serão submetidos à aplicação de crioterapia no tornozelo, por 20 minutos de imersão, com temperatura de 4±2 graus Celsius. A coleta das imagens será realizada nos tempos pré, pós imediato, pós 10, 20 e 30 minutos após aplicação da crioterapia. As imagens serão analisadas para gerar valores angulares dos movimentos de valgo, varo, flexão, extensão, rotação interna e externa do joelho. Os dados serão submetidos à análise estatística com os testes Shapiro Wilk, para análise da normalidade da amostra e, posteriormente serão aplicados testes de comparação e correlação de acordo com os resultados encontrados. O nível de significância será estabelecido em 5% e o programa de análise será o SPSS15.0. Os dados obtidos visam fundamentar o efeito da crioterapia aplicada na articulação do tornozelo sobre o controle motor do joelho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERINO MACEDO, CHRISTIANE DE SOUZA; VICENTE, RAFAEL CHAGAS; CESARIO, MAURICIO DONINI; DE JESUS GUIRRO, RINALDO ROBERTO. Cold-water immersion alters muscle recruitment and balance of basketball players during vertical jump landing. JOURNAL OF SPORTS SCIENCES, v. 34, n. 4, p. 348-357, . (10/09341-7, 13/04106-8)