Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do ambiente da prática profissional e Burnout na satisfação profissional, intenção de deixar o emprego e percepção da qualidade do cuidado

Processo: 13/05096-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Edinêis de Brito Guirardello
Beneficiário:Edinêis de Brito Guirardello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente de instituições de saúde  Satisfação no trabalho  Esgotamento profissional  Equipe de enfermagem  Qualidade dos cuidados de saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente de Instituições de Saúde | Enfermagem | Esgotamento Profissional | Enfermagem

Resumo

Assegurar a qualidade e segurança do cuidado aos pacientes nas instituições de saúde tem sido um desafio para os profissionais de enfermagem, pois nem sempre o ambiente de trabalho oferece condições favoráveis para sua prática profissional. A qualidade do cuidado tem sido foco de vários estudos em âmbito internacional, com evidências de que a autonomia, o controle sobre o ambiente de trabalho e a colaboração entre médicos e enfermagem favorecem a prática profissional, além de assegurar maior satisfação profissional e contribuir para a qualidade do cuidado oferecido ao paciente. O presente projeto tem por objetivo avaliar o impacto do ambiente da prática profissional e burnout na satisfação profissional, intenção de deixar o emprego e percepção da qualidade do cuidado dos profissionais de enfermagem. Estudo transversal a ser realizado em três instituições de ensino do interior do estado de São Paulo. Farão parte da amostra os profissionais de enfermagem que realizam atividades de assistência direta aos pacientes. Para a coleta de dados serão utilizadas: 1) ficha de caracterização pessoal, profissional e do ambiente de trabalho, 2) versão brasileira do Nursing Work Index-Revised e 3) Inventário de Burnout de Maslach (IBM). A análise dos dados será feita com o auxílio do programa SPSSÒ 17.0 for Windows para análise descritiva e testes para avaliar as variáveis do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABBATE TONDO, JULIANA CRISTINA; GUIRARDELLO, EDINEIS DE BRITO. Perception of nursing professionals on patient safety culture. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 6, p. 1284-1290, . (13/05096-6)
ABBATE TONDO, JULIANA CRISTINA; GUIRARDELLO, EDINEIS DE BRITO. Perception of nursing professionals on patient safety culture. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 6, p. 7-pg., . (13/05096-6)
GUIRARDELLO, EDINEIS DE BRITO. Impact of critical care environment on burnout, perceived quality of care and safety attitude of the nursing team. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 25, p. 7-pg., . (13/05096-6)
GISELE HESPANHOL DORIGAN; DAMARIS FERREIRA PIFFER MINGATO; EDINÊIS DE BRITO GUIRARDELLO. Atitudes de segurança da enfermagem: relação com tempo de experiência e intenção de deixar o emprego. Rev. Gaúcha Enferm., v. 41, . (13/05096-6)