Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de emoções na fala: diferenças e semelhanças entre a cultura brasileira e a sueca

Processo: 13/06082-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Plinio Almeida Barbosa
Beneficiário:Wellington da Silva
Supervisor: Åsa Abelin
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Gothenburg, Suécia  
Vinculado à bolsa:12/04254-4 - Análise fonético-acústica da expressividade de emoções em depoimentos reais., BP.MS
Assunto(s):Fonética   Léxico   Emoções
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressão de emoções | fala expressiva | Léxico afetivo | Percepção entre culturas | Fonética

Resumo

Um vasto número de evidências para a universalidade de um conjunto de algumas emoções tem sido apresentado durante décadas de pesquisas. Entretanto, vários estudos também apresentaram diferenças em como algumas emoções são expressas entre algumas culturas. O problema também se estende ao léxico das línguas. O modo como cada cultura julga os eventos antecedentes dá origem a várias palavras para expressar as emoções e, frequentemente, não se encontram correspondentes lexicais em outras línguas. A pesquisa proposta neste projeto tem como objetivo investigar o papel da cultura e do léxico na percepção de emoções pela fala. O estudo será conduzido com ouvintes brasileiros e suecos, que ouvirão os trechos de fala emotivos na sua língua materna e também na língua estrangeira (português brasileiro ou sueco). Os sujeitos deverão avaliar alguns itens lexicais em uma escala Likert de 5 graus. Os trechos de fala avaliados pelos sujeitos também passarão por uma análise acústica, das quais vários parâmetros acústicos serão medidos. Dessa forma, será possível estudar quais desses parâmetros acústicos são afetados pela emoção do falante e em que grau, bem como quais deles os sujeitos usaram para identificar a emoção do falante. Através de análises de PCA, serão investigados quais itens lexicais explicam a mesma emoção, funcionando como sinônimos ou a caracterizando de forma combinada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WELLINGTON DA SILVA; PLINIO ALMEIDA BARBOSA; ÅSA ABELIN. Percepção intercultural e interlinguística de emoções autênticas na fala: Estudo fonético-acústico com sujeitos brasileiros e suecos. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 2, p. 449-480, . (12/04254-4, 13/06082-9)
DA SILVA, WELLINGTON; BARBOSA, PLINIO ALMEIDA. Perception of emotional prosody: investigating the relation between the discrete and dimensional approaches to emotions. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 25, n. 3, p. 1075-1103, . (12/04254-4, 13/06082-9)