Busca avançada
Ano de início
Entree

Grupo focal com professores sobre uso de drogas pelos estudantes: pesquisa-ação e análise qualitativa

Processo: 13/22187-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Margarita Antonia Villar Luis
Beneficiário:Jaqueline Queiroz de Macedo
Supervisor: Nazilla Khanlou
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: York University, Canadá  
Vinculado à bolsa:12/21109-8 - Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar, BP.DR
Assunto(s):Escolas   Professores   Adolescentes   Apoio social   Prevenção primária   Prevenção do abuso de drogas   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Metodologia Qualitativa | pesquisa-ação | prevenção primária | Professores | Uso de drogas psicoativas | Enfermagem e dependência química

Resumo

A intervenção nas escolas é um recurso especial de prevenção do uso de drogas entre crianças/adolescentes. No entanto, é necessária a participação da escola em espaços de discussão com os educadores para promover o seu envolvimento com o tema. A pesquisa do projeto de tese tem sido desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa. A pesquisa-ação é utilizada como estratégia metodológica. O suporte teórico esta baseado no paradigma humanista. A coleta de dados foi realizada em três fases durante o ano de 2013: 1) observação participante; 2) Levantamento de universo temático, por meio de entrevistas em profundidade; 3) Intervenção com grupos focais. Os dados sobre os grupos focais ainda não foram trabalhados, e referem-se à intervenção que foi realizada na escola, com professores do ensino médio em Ribeirão Preto-SP, Brasil. Este projeto de pesquisa apresenta como objetivo: participar de um estágio de pesquisa no exterior, em um centro de excelência em saúde mental na York University, School of Nursing, Faculty of Health, em Toronto, Canadá; aprender estratégias de análise, interpretação e discussão dos dados do grupo focal com aplicação da metodologia qualitativa baseada na literatura sobre a promoção da saúde mental e da pesquisa-ação. O plano de trabalho pretende ser desenvolvido no período de janeiro a maio de 2014, sob a supervisão e experiência de professora Dr. Nazilla Khanlou, que vem realizando estudos e pesquisas sobre saúde mental e com jovens e empregando metodologias qualitativas e pesquisa-ação participativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, JAQUELINE QUEIROZ; KHANLOU, NAZILLA; VILLAR LUIS, MARGARITA ANTONIA. Use of Vignettes in Qualitative Research on Drug Use: Scoping Review and Case Example from Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MENTAL HEALTH AND ADDICTION, v. 13, n. 5, p. 549-562, . (13/22187-5, 12/21109-8)