Busca avançada
Ano de início
Entree

Precauções padrão e específicas para controle da transmissão de patógenos na atenção primária em saúde

Processo: 13/22559-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 03 de março de 2014
Data de Término da vigência: 02 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Rosely Moralez de Figueiredo
Beneficiário:Rosely Moralez de Figueiredo
Pesquisador Anfitrião: Stephen Timmons
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Nottingham, University Park, Inglaterra  
Assunto(s):Controle de infecções   Atenção primária à saúde   Pesquisa qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção primária em saúde | controle de infecção | Enfermagem | Pesquisa Qualitativa | Precauções padrão e específicas | Controle de Infecção

Resumo

A adesão dos trabalhadores da saúde às precauções-padrão (PP) e Precauções Especiais (PE) é essencial para prevenir a transmissão de microrganismos. É sabido que a adesão às PP e PE é muito baixa e que outros fatores, além do conhecimento, possam afetar essa adesão. É necessário, portanto, desenvolver novas estratégias com potencial para melhora desta adesão, incluindo, por exemplo, abordagens das ciências sociais. Este estudo objetiva identificar, junto aos profissionais das equipes da atenção primária em saúde (APS), as necessidades de conhecimento sobre as temáticas PP e PE assim como elementos que possam interferir nos determinantes para adesão a tais medidas. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização de grupo focal para coleta dos dados. Estes serão analisados tendo os princípios das teorias sociais como referencial teórico. Para tanto, faz-se necessária a discussão dos resultados obtidos juntamente com o Prof. Dr. Stephen Timmons, da Universidade de Nottingham-UK, cientista social com estudos sobre a compreensão da cultura informal de organizações de cuidados de saúde e como isso pode influenciar no comportamento do profissional. A adesão as práticas de precauções envolvem um complexo processo, que inclui conhecimento, sensibilização, influência social, entre outros. Métodos e estratégias que favoreçam a interferência em um ou mais componentes deste complexo sistema podem aumentar a adesão às precauções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO MAROLDI, MICHELY APARECIDA; DA SILVA FELIX, ADRIANA MARIA; LIMA DIAS, ANA ANGELICA; KAWAGOE, JULIA YAEKO; PADOVEZE, MARIA CLARA; FERREIRA, SILVIA ALICE; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA; TIMMONS, STEPHEN; FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. Adherence to precautions for preventing the transmission of microorganisms in primary health care: a qualitative study. BMC NURSING, v. 16, . (13/22559-0)