Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida de famílias com pacientes com deficiência intelectual

Processo: 13/24498-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Débora Gusmão Melo
Beneficiário:Débora Gusmão Melo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Perfil de impacto da doença  Pesquisa qualitativa  Qualidade de vida  Relações familiares  Saúde da pessoa com deficiência  Deficiência intelectual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | perfil de impacto da doença | Pesquisa Qualitativa | Qualidade De Vida | relações familiares | Saúde da pessoa com deficiência

Resumo

Deficiência intelectual (DI) é o resultado do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, que aparece antes dos 18 anos e é acompanhado de limitações no funcionamento adaptativo. Do ponto de vista clínico, DI é sintoma de mais de 2.000 condições diferentes, incluindo muitas doenças genéticas raras. No Brasil, de acordo com o Censo 2010, 1,4% da população possui algum grau de DI. Esse projeto pretende investigar o impacto da DI na dinâmica e na qualidade de vida familiar, considerando a gravidade da deficiência. Trata-se de pesquisa clínica-qualitativa, na qual 30 mães de pacientes com DI (15 com DI moderada e 15 com DI severa a profunda) serão entrevistadas em profundidade de acordo com um temário pré-estabelecido, que se traduzirá em questões abertas, articuladas dentro de uma rede complexa com o objeto do estudo. Os dados coletados serão gravados e os relatos serão transcritos, compondo um corpus que será investigado pela técnica de análise de conteúdo categorial temática. Os resultados serão examinados e discutidos com auxílio da literatura e da experiência clínica dos pesquisadores, por meio de abordagem compreensiva e interpretativa. Em última instância, pretende-se que este estudo sirva de subsídio para construção de uma linha de cuidado integral para pacientes com deficiência intelectual no SUS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, STEPHANIA A.; FONTANELLA, BRUNO J. B.; DE AVO, LUCIMAR R. S.; GERMANO, CARLA M. R.; MELO, DEBORA G.. A qualitative study about quality of life in Brazilian families with children who have severe or profound intellectual disability. JOURNAL OF APPLIED RESEARCH IN INTELLECTUAL DISABILITIES, v. 32, n. 2, p. 413-426, . (13/25193-6, 13/24498-8)
RODRIGUES, STEPHANIA DE ARAUJO; DE CARVALHO, ELLEN ZAPPAROLI NUNES; CAMPOS, CRISPIM ANTONIO; FONTANELLA, BRUNO JOSE BARCELLOS; MELO, DEBORA GUSMAO. Exploring spiritual/religious coping strategies among mothers of children with severe or profound intellectual disability during genetic counseling in Brazil. JOURNAL OF GENETIC COUNSELING, v. N/A, p. 12-pg., . (13/25193-6, 13/24498-8)
RODRIGO VICTOR VIANA TOMAZ; VANESSA DE ARRUDA SANTOS; LUCIMAR RETTO DA SILVA DE AVÓ; CARLA MARIA RAMOS GERMANO; DÉBORA GUSMÃO MELO. Impacto da deficiência intelectual moderada na dinâmica e na qualidade de vida familiar: um estudo clínico-qualitativo. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 11, . (13/24498-8, 13/24910-6)