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Análise de falha de juntas mecânicas de glare fadigadas após envelhecimento higrotérmico associado à ciclagem térmica de grande amplitude

Processo: 13/27030-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:José Ricardo Tarpani
Beneficiário:Fabio Bezzon Araujo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronáutica   Fadiga dos materiais   Detecção de falhas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclagem Térmica de Grande Amplitude | Envelhecimento Higrotérmico | Juntas Mecânicas de Glare | Materiais Compósitos Estruturais e Componentes Aeronáuticos

Resumo

O projeto visa a realização da Análise de Falha de Juntas mistas rebitadas de laminado híbrido Glare com chapas de liga monolítica aeronáutica 2024-T3 (Glare / liga-Al) submetidas a carregamento em fadiga mecânica após aplicação prévia, e conjunta, de envelhecimento higrotérmico (EH) e de ciclos térmicos de grande amplitude (CT), nas duas respectivas sequências cronológicas, quais sejam, EH+CT e CT+EH. As caracterizações desses laminados envolveram ensaios destrutivos e não-destrutivos, sejam ensaios de Fadiga Mecânica e Inspeção Radiográfica por Raios-X, respectivamente, para posterior análise morfológica das falhas, por meio de Microscopia Óptica de Reflexão, Estereoscopia e Microscopia Eletrônica de Varredura. Os resultados serão comparados àqueles obtidos para idênticas juntas Glare / liga-Al, porém estando elas nas formas de, respectivamente, como-manufaturadas (conforme relatório final referente ao Proc. IC Fapesp 2005/54899-8), simplesmente envelhecidos higrotermicamente (Proc. IC Fapesp 2010/09823-1), e unicamente sujeitas a ciclos térmicos de grande amplitude (Proc. IC Fapesp 2010/09822-5).Os resultados da pesquisa auxiliarão no entendimento dos macro-, meso- e micro-mecanismos de ambos os processos de iniciação e de propagação subcrítica de trincas por fadiga nestas juntas aeronáuticas rebitadas quando expostas a ambientes extremamente agressivos potencialmente encontrados em condições reais de serviço.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TARPANI, A. C. S. P.; BARRETO, T. A.; TARPANI, J. R.. Fatigue failure analysis of riveted fibre-metal laminate lap joints. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 239, . (12/09319-7, 10/09823-1, 10/09822-5, 06/50134-0, 05/54899-8, 13/27030-7)