Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias de desempenho, competência acadêmica e sintomas de estresse de crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Processo: 14/01478-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Trajetórias   Desempenho acadêmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competência acadêmica | desempenho acadêmico | estresse infantil | Trajetórias | Desenvolvimento psicossocial na meninice

Resumo

Com base na perspectiva bioecológica do desenvolvimento, focalizam-se neste projeto trajetórias de desempenho escolar e estresse nos três primeiros anos do ensino fundamental - EF, tendo em consideração a Pessoa (Criança), o Contexto (Família e Escola), o Processo e o Tempo. A proposta consiste em um aprofundamento da análise dos dados longitudinais obtidos por Correia-Zanini (2013). Dado que na pesquisa de origem os procedimentos analíticos adotados possibilitaram somente a identificação de tendências modais, encobrindo variações individuais no curso do tempo, propõe-se uma releitura dos dados, por meio de modelos estatísticos com poder suficiente para identificar diferentes trajetórias de desenvolvimento e variáveis a elas relacionadas. O projeto tem como objetivos principais identificar trajetórias de desempenho, competência acadêmica e sintomas de estresse em crianças, do 1º ao 3º ano do EF, e testar modelos de predição das diferentes trajetórias, considerando variáveis relacionadas à família (nível socioeconômico, recursos do ambiente familiar), à escola (localização, IDEB e estressores) e à criança (habilidades sociais, potencial cognitivo, problemas de comportamento). Serão analisados dados de 151 crianças avaliadas no 1º, no 2º e no 3º ano do EF, assim como das famílias de 105 participantes. Os dados serão explorados por meio de identificação de trajetórias, comparação de grupos, análise de clusters e modelos de equação estrutural. Espera-se contribuir para o conhecimento acerca dos processos envolvidos no percurso escolar das crianças durante o primeiro ciclo do ensino fundamental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTA REGINA GONÇALVES CORREIA-ZANINI; SONIA REGINA LOUREIRO; EDNA MARIA MARTURANO. Proteção e Risco para Diferentes Trajetórias de Estresse de Escolares. Paidéia, v. 30, . (14/01478-4)