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As concepções de deficiência numa universidade pública: as implicações para a inclusão social

Processo: 14/03811-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Lúcia Pereira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/16138-4 - As concepções de deficiência numa universidade pública: as implicações para a inclusão social, BP.TT
Assunto(s):Inclusão social  Pessoas com deficiência  Universidade pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepções | Escala | inclusão social | Pessoas com deficiência | Universidade | Psicologia Social - segmentos populacionais

Resumo

A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas às destinadas as pessoas com deficiência. Entretanto, ao fazer parte de um modelo econômico que privilegia a produtividade e a perfeição, pode corroborar com a ideia de deficiência como incapacidade atrelada a uma situação de desvantagem. Atualmente, se constatam inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são comuns nas relações e nos discursos da sociedade, de sorte na compaixão, na benevolência ou ainda embasados no assistencialismo, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta, desconsiderando a necessidade de ajustes e alterações no contexto sociocultural no atendimento às diferenças. Neste sentido, objetiva-se: refinar metodologicamente o instrumento de pesquisa - Escala de concepções de deficiência; analisar como professores, alunos e funcionários técnico-administrativos de uma universidade pública estadual significam temáticas relacionadas ao fenômeno da deficiência. Os dados serão coletados por meio da aplicação de um formulário eletrônico, de preenchimento voluntário, que será disponibilizado via sistema de informação em rede da própria universidade. Conhecer como a uma comunidade acadêmica se manifesta, diante de um conjunto de enunciados que apresentam concepções diferenciadas de deficiência, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais, como no caso, das universidades públicas, principalmente em tempos políticas públicas afirmativas que adotam de medidas protetivas em respeito à diversidade humana. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LÚCIA PEREIRA LEITE; CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA. A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicologia USP, v. 29, n. 3, p. 432-441, . (14/03811-2)