Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da grama bermuda Tifway 419 em diferentes manejos de irrigação e adubação

Processo: 14/05237-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Roberto Lyra Villas Boas
Beneficiário:Roberto Lyra Villas Boas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação  Adubação  Manejo e tratos culturais  Grama bermuda  Nitrogênio  Potássio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bermuda Tifway 419 | Extratores de Solução do Solo | Gramados esportivos | Irrigação | Nitrogênio | potássio | Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição de Plantas

Resumo

Em gramados esportivos a aplicação de fertilizantes é constante e em altas quantidades durante todo ano, principalmente devido aos frequentes cortes realizados e consequentemente à significativa extração de nutrientes. Essa situação assemelha-se à fertirrigação, onde também há necessidade de recomendação da adubação com maior frequência. Atualmente a recomendação da adubação e da irrigação em gramados é subjetiva e baseia-se na experiência dos profissionais e no aspecto visual, o que aumenta muito as chances de erro, por isso há necessidade de se desenvolver ferramentas e estudar o desenvolvimento do gramado para gerar informações que possam dar o respaldo para o profissional fazer a correta recomendação. Objetiva-se com este trabalho gerar informações técnicas que possam contribuir na recomendação da adubação e no manejo da irrigação e comprovar a possibilidade ou não do uso de extratores de solução do solo em gramados esportivos, técnica já bastante utilizada na fertirrigação. O experimento será realizado na FCA-UNESP em Botucatu, onde serão utilizados dois manejos de irrigação, quatro doses de nitrogênio e duas doses de potássio. Os efeitos desses tratamentos sobre o desenvolvimento da grama bermuda Tifway 419 (Cynodon dactylon X Cynodon transvaalensis) serão analisados e relacionados com os teores de nutrientes na folha, solo e solução do solo, coletada através de extratores de solução, para obter valores que possam ser utilizados para a manutenção da qualidade do gramado ao longo do ano. O delineamento experimental adotado será em blocos casualizados, com parcelas subdivididas. Durante um ano serão realizadas as seguintes avaliações: Análise de solo, análise da solução do solo, análise foliar e análises de qualidade do gramado como altura do gramado, velocidade de recuperação, tração e intensidade de coloração verde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRICK LUAN FERREIRA DOS SANTOS; ALESSANDRO REINALDO ZABOTTO; PHILIPPE SOLANO TOLEDO DA SILVA; MATHEUS VINÍCIOS LEAL DO NASCIMENTO; LEANDRO JOSÉ GRAVA DE GODOY; ARMANDO REIS TAVARES; ROBERTO LYRA VILLAS BÔAS. Uso de bioestimulantes no crescimento inicial da grama DiscoveryTM. Ornamental Horticulture, v. 30, . (14/05237-1)