Busca avançada
Ano de início
Entree

Vínculos de sabor e de colisores para matéria escura assimétrica

Processo: 14/05505-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Vicente Pleitez
Beneficiário:Elaine Cristina Ferreira Silva Fortes
Supervisor: Zackaria Chacko
Instituição Sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Maryland, College Park, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/21945-8 - Física de sabor e física nova, BP.PD
Assunto(s):Matéria escura   Leptogênese   Bárions   Bariogênese   Sabor (física)   Colisão de partículas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bariogênesis | Física de Colisores | Física de Sabor | Leptogênesis | matéria escura | Física de Sabor & Matéria Escura & Física de Colisores

Resumo

Os dados atuais sobre a composição do universo mostram que aproximadamente 73% desta contribuição é energia escura, 4% é matéria bariônica e aproximadamente 20% é matéria escura. Destes dados, sabe-se que a matéria escura responde por 85% da matéria do universo e que a abundância de matéria escura e a abundância bariônica estão muito próximas uma da outra: $\rho_{DM}/\rho_{B}\approx 5$. A matéria escura é considerada uma prova empírica da física além do modelo padrão e este fato prova a importância do estudo deste assunto. Um link natural entre densidade bariônica e de matéria escura surge quando consideramos que a matéria escura tem uma assimetria na densidade matéria/antimatéria como os bárions têm. Logo, a proposta de matéria escura assimétrica baseia-se na hipótese que a partícula de matéria escura é distinta de sua antipartícula e a abundância de relíquia atual é devida inteiramente a uma dessas espécies. Em geral, os cenários para matéria escura assimétrica têm dois aspectos comuns: a seção de choque de aniquilação que é suprimida e a leveza do candidato, cuja massa é similar a do núcleon. Já para compartilhar a assimetria bariônica ou de matéria escura primordial, os sphalerons e operadores de dimensões mais altas constituem-se importantes mecanismos. Entre eles, os operadores de dimensões mais altas dão um forte ajuste na conexão das densidades bariônicas e de matéria escura com diferentes possibilidades de realizações e escapando dos vínculos experimentais. Para modelos de matéria escura assimétrica mediados por tais operadores, há importantes vínculos vindos da física de sabor, limitando a escala dos mesmos. A estrutura de sabor destes pode levar, por exemplo, a mistura de mésons, conversão \mu -e ou, na ausência de estrutura de sabor, estes vínculos podem estabelecer limites na massa do mediador da interação. Neste projeto, nos estudamos alguns dos aspectos teóricos em modelos de matéria escura assimétrica com ênfase na física de sabor e em vínculos provenientes de colisores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTES, E. C. F. S.; NUSSINOV, SHMUEL. Semitauonic B decay anomaly. Physical Review D, v. 93, n. 1, . (14/05505-6, 11/21945-8)
AGRAWAL, PRATEEK; CHACKO, ZACKARIA; FORTES, ELAINE C. F. S.; KILIC, CAN. Skew-flavored dark matter. Physical Review D, v. 93, n. 10, . (14/05505-6, 11/21945-8)
AGRAWAL, PRATEEK; CHACKO, ZACKARIA; FORTES, ELAINE C. F. S.; KILIC, CAN. Skew-flavored dark matter. PHYSICAL REVIEW D, v. 93, n. 10, p. 10-pg., . (14/05505-6, 11/21945-8)
FORTES, E. C. F. S.; PLEITEZ, V.; STECKER, F. W.. Secluded WIMPs, dark QED with massive photons, and the galactic center gamma-ray excess. Astroparticle Physics, v. 74, p. 87-95, . (14/05505-6, 11/21945-8)
FORTES, E. C. F. S.; NUSSINOV, SHMUEL. Semitauonic B decay anomaly. PHYSICAL REVIEW D, v. 93, n. 1, p. 5-pg., . (14/05505-6, 11/21945-8)