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Um estudo etnográfico do movimento de resistência ao consumo dos vegetarianos

Processo: 14/06250-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 12 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Tania Modesto Veludo de Oliveira
Beneficiário:Renata Andreoni Barboza
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/09854-8 - Minha tatuagem fala sobre a minha alma!: a representação da identidade coletiva de um grupo de veganos e vegetarianos, BE.EP.DR
Assunto(s):Etnografia   Vegetarianismo   Marketing   Consumo de alimentos   Movimentos sociais   Comportamento do consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnografia | identidade coletiva | Resistência ao consumo | Teoria dos Novos Movimentos Sociais | teoria institucional | vegetarianismo | Marketing

Resumo

Os estudos de comportamento do consumidor têm se focado, tradicionalmente, nos processos de compra, consumo e descarte de bens. Entretanto, nas duas últimas décadas, vêm ganhando força pesquisas que buscam trabalhar o fenômeno da resistência ao consumo, no qual os indivíduos decidem não comprar ou não consumir alguns produtos (Fournier, 1998). O presente trabalho busca analisar um movimento social específico de resistentes ao consumo: o vegetarianismo. Esta pesquisa será realizada em São Paulo, buscando compreender por que e como os vegetarianos se mobilizam para conseguir uma maior inclusão e variedade de escolha em mercados tradicionais. O trabalho irá analisar a extensão pela qual esse grupo de consumidores afeta a dinâmica do mercado e como é construída sua identidade coletiva. Será realizada uma pesquisa com uma abordagem interpretativista, qualitativa, etnográfica com o uso de entrevistas e fotografias. Além disso, será realizada uma videografia. Esses indivíduos serão acompanhados em seus atos de resistência ao consumo de itens alimentícios e/ou ligados à indústria da carne, como manifestações, protestos, panfletagens e também no ato da compra e do consumo. Iremos interpretar o nosso desenho de dados à luz dos principais conceitos da teoria institucional e da teoria dos novos movimentos sociais. Como forma de análise de dados será utilizada análise de discurso crítica. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOZA, RENATA ANDREONI; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA M.. Vive la revolution animal! Using storytelling to explore prefigurative practices in consumer activism. JOURNAL OF MARKETING MANAGEMENT, v. N/A, p. 22-pg., . (14/06250-1)