Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da idade na disposição cinética e metabolismo da epirrubicina em pacientes com câncer de mama

Processo: 14/06846-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Lanchote
Beneficiário:Leandro Francisco Pippa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Idade   Epirubicina   Doxorrubicina   Farmacocinética   Metabolismo   Neoplasias mamárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | Doxorrubicina | Excreção renal | farmacocinética | Lc-Ms | metabolismo | Ms | Farmacocinética e Metabolismo

Resumo

O presente estudo visa investigar a influência da idade na disposição cinética e no metabolismo da doxorrubicina em pacientes com câncer de mama. Serão incluídas na investigação 40 pacientes portadoras de câncer de mama em tratamento com o primeiro ciclo do regime doxorrubicina-ciclofosfamida, e divididas em dois grupos, um com idade menor que 60 anos (Controle) e outro com idade maior que 60 anos (Estudo). As pacientes receberão infusão de aproximadamente 2 h de doxorrubicina (75 mg/m²). As amostras seriadas de sangue e urina serão colhidas até 48 h após o início da infusão. As concentrações total e livre da doxorrubicina e doxorrubicinol serão analisados em plasma, bem como as concentrações totais em urina empregando LC-MS/MS. As pacientes serão genotipadas para as enzimas CBR1 e CBR2 através identificação dos polimorfismos por discriminação alélica através da reação de polimerase em cadeia em tempo real. O modelo da farmacocinética populacional será desenvolvido empregando o software NONMEM (Non-Linear Mixed Effect Level) em colaboração com pesquisadores da University College London (Londres, Inglaterra). Os resultados serão expressos através das médias, intervalos de confiança 95%, medianas e percentis 25-75%. O teste de Mann-Whitney será empregado para avaliar a influência da idade nos parâmetros farmacocinéticos da doxorrubicina e seu metabólito doxorrubicionol, com significância fixada em p < 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIPPA, LEANDRO FRANCISCO; DE OLIVEIRA, MILENA LOCCI; ROCHA, ADRIANA; DE ANDRADE, JURANDYR MOREIRA; LANCHOTE, VERA LUCIA. Total, renal and hepatic clearances of doxorubicin and formation clearance of doxorubicinol in patients with breast cancer: Estimation of doxorubicin hepatic extraction ratio. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 185, . (14/06846-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIPPA, Leandro Francisco. Farmacocinética, metabolismo e excreção renal da doxorrubicina em pacientes com câncer de mama. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.