Busca avançada
Ano de início
Entree

Arte e visibilidade social: resistências ao evanescimento da população em situação de rua

Processo: 14/17725-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Jaquelina Maria Imbrizi
Beneficiário:Lucas Delfin Ferreira Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Artes   Produção artística   Vulnerabilidade social   Pessoas em situação de rua   Estigma   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | estigma | Invisibilidade Social | População em situação de rua | Psicologia Social | arte e população em situação de rua

Resumo

O fenômeno da população em situação de rua e o modo como ela é vista - ou não vista - é uma construção social de séculos, composta por complexos processos que se cruzam e se intensificam mais ou menos em determinados momentos históricos. Parte-se do princípio de que é necessário pesquisar o passado para entender o presente, estando no estudo da história uma possibilidade de desconstruir as naturalizações que nos fazem aceitar algumas lógicas que corroboram o evanescimento de algumas pessoas na sociedade capitalista. Este projeto visa discutir a produção de visibilidade e invisibilidade social da população em situação de rua e os possíveis atravessamentos da arte nestes processos. Para esta discussão, utilizar-se-ão conceitos como o de estigma, de esquemas tipificadores e de naturalização para compreender o contexto em que é possível emergir o grupo populacional que é desprezado e muitas vezes violentado nas mais diversas modalidades. A arte é compreendida aqui como um dispositivo, e, enquanto tal, capaz de colocar em movimento aquilo que se encontra cristalizado. A aposta é a de que as diversas manifestações artísticas sejam capazes de criar brechas de sensibilidade social para que se dê voz e espaço à população em situação de rua. Ao mesmo tempo, a arte também pode proporcionar reconhecimento e visibilidade a esta população. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que valoriza a participação do pesquisador, seja em oficinas artísticas oferecidas nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social do município de Santos/SP, seja nas entrevistas com participantes destas oficinas e com artistas da cidade; seja no mapa que será produzido sobre as práticas sociais favorecedoras das manifestações artísticas e da aproximação entre as pessoas. Espera-se produzir direções inovadoras no entrecruzamento da arte e da rua.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS DELFIN; LARA APARECIDA MACHADO DE ALMEIDA; JAQUELINA MARIA IMBRIZI. A RUA COMO PALCO: ARTE E (IN)VISIBILIDADE SOCIAL. Psicologia & Sociedade, v. 29, . (14/17725-0)