Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade de diferentes tipos de vinhaça utilizando Allium cepa como organismo teste

Processo: 14/17998-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti
Beneficiário:Camila Fernandes Hergert Garcia
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50197-2 - Ação de produtos empregados no cultivo da cana-de-açúcar sobre organismos não alvos, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Ecotoxicologia   Genotoxicidade   Vinhaça   Cebola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Allium cepa | ecotoxicologia | Mutagênese | vinhaça | Genotoxicidade

Resumo

O projeto visa fornecer ao estudante os conceitos básicos envolvidos na Ecotoxicologia e Mutagênese Ambiental, com vistas de prepará-lo para a pós-graduação, pelo desenvolvimento de bioensaios com um dos principais resíduos utilizados na cultura de cana-de-açúcar (a vinhaça), foco deste estudo. A vinhaça, produzida por diversos países como subproduto da atividade agrária, possui como principais matérias-primas a cana-de-açúcar, laranja, milho e beterraba. Há diferentes alternativas para o seu reaproveitamento, sendo a mais utilizada a fertirrigação em plantações de cana-de-açúcar, o que aumenta a produtividade da safra e apresenta baixo custo. Porém, seu uso crescente como fertilizante tem gerado grande preocupação, uma vez que seus efeitos têm provocado prejuízos tanto financeiros quanto ambientais, principalmente relacionados a organismos não alvos. Para estimar os efeitos aos quais os organismos estão expostos quando em contato com estas substâncias, pode-se realizar análises químicas associadas a bioensaios. A utilização de Allium cepa como organismo teste apresenta vantagens, como a facilidade no manuseio, o baixo custo, o rápido crescimento das raízes, alta disponibilidade e cromossomos em número reduzido e de grande tamanho. Assim, o presente projeto propõe a realização de análises envolvendo dois diferentes tipos de vinhaça, a de cana-de-açúcar e a de laranja, utilizando o sistema teste A. cepa para avaliar os possíveis efeitos tóxico, citotóxico, genotóxico e mutagênico que tais efluentes utilizados nas áreas agrícolas, especialmente na cultura de cana-de-açúcar, podem causar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, CAMILA FERNANDES H.; DE SOUZA, RAPHAEL B.; DE SOUZA, CLEITON PEREIRA; CHRISTOFOLETTI, CINTYA AP.; FONTANETTI, CARMEM S.. Toxicity of two effluents from agricultural activity: Comparing the genotoxicity of sugar cane and orange vinasse. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 142, p. 216-221, . (14/17998-7, 12/50197-2)
GARCIA, CAMILA FERNANDES H.; DE SOUZA, RAPHAEL B.; DE SOUZA, CLEITON PEREIRA; FONTANETTI, CARMEM SILVIA. Effluent from Citrus Industry: Toxic Parameters of Orange Vinasse. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 230, n. 8, . (12/50197-2, 14/17998-7)