Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução, adaptação transcultural e validação do instrumento REALMD-20 (Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine and Dentistry)

Processo: 14/21515-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Juliana Godoy de Oliveira Buzatto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal   Informação em saúde   Alfabetização em saúde   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização em saúde | odontopediatria | saúde bucal | Informação em saúde

Resumo

Baixos níveis de alfabetização em saúde bucal de adultos estão frequentemente associados ao baixo nível de conhecimento odontológico, o número de visitas ao consultório, as condições de saúde bucal e a auto-percepção da necessidade de tratamento do indivíduo. Considerando-se a importância da disponibilização de instrumentos em português adequados para a mensuração das diferentes capacidades que interferem na alfabetização em saúde bucal do indivíduo, o presente estudo tem por objetivos: 1) realizar a tradução e a adaptação transcultural do instrumento REALMD-20 para a língua portuguesa do Brasil e 2) validar a versão brasileira do REALMD-20 para utilização em estudos odontológicos. O instrumento será traduzido para o português brasileiro por dois tradutores independentes e em seguida adaptados para a aplicação no Brasil, através da inclusão e/ou eliminação de palavras. Para avaliar a necessidade de novas adaptações, o instrumento será previamente aplicado a dez adultos de diferentes escolaridades. Posteriormente, 250 pais e/ou responsáveis por crianças entre 0 e 12 anos de idade, que procurarem atendimento odontológico para seus filhos na Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, serão recrutados como voluntários para a amostra da pesquisa. Os voluntários serão submetidos a uma entrevista que compreenderá a aplicação dos intrumentos REALMD-20, REALD-B, Oral Health Impact Profile-14, de dez questões relacionadas ao índice de analfabetismo funcional, de um questionário com questões demográficas, socioeconômicas, de utilização de serviços odontológicos e de percepção da saúde bucal própria e da criança. Os dados serão analisados estatisticamente em relação à consistência interna (± de Cronbach), estabilidade (coeficiente Kappa), reprodutibilidade (coeficiente de correlação interclasse e coeficiente kappa), validade de construto (análise fatorial), validades discriminante, convergente e preditiva (teste de Mann-Whitney e correlação de Spearman). Valores de P<0,05 serão considerados para diferenças estatisticamente significantes.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUVINEL, AGNES FATIMA P.; MENDEZ, DANIELA ALEJANDRA C.; OLIVEIRA, JULIANA G.; GUTIERRES, ELIEZER; LOTTO, MATHEUS; MACHADO, MARIA APARECIDA A. M.; OLIVEIRA, THAIS M.; CRUVINEL, THIAGO. The Brazilian version of the 20-item rapid estimate of adult literacy in medicine and dentistry. PeerJ, v. 5, . (14/21515-1)