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Livros didáticos de química geral publicados nos EUA no século XX: uma investigação diacrônica de conteúdos selecionados

Processo: 14/24213-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Paulo Alves Porto
Pesquisador Anfitrião: Carsten Reinhardt
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Chemical Heritage Foundation (CHF), Estados Unidos  
Assunto(s):Tabela periódica   Ensino superior   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | Ensino Superior | história da química | livro didático | representações em química | tabela periódica | Ensino de Química

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar livros didáticos de química geral de nível universitário, publicados nos Estados Unidos no século XX. Livros didáticos desempenham um papel importante na formação superior de cientistas, professores e profissionais de diversas áreas. Assim, os livros didáticos foram escolhidos como objetos da pesquisa por se constituírem em uma expressão do "consenso disciplinar" estabelecido em uma determinada área, além de exercerem importante papel na promoção de uma visão organizada de conteúdos de ensino. Dessa forma, pode-se considerar que os livros didáticos de química contêm as concepções sobre a ciência química publicadas em diferentes períodos. Considerando isso, este projeto pretende investigar as diferentes formas em que alguns assuntos selecionados foram apresentados em livros didáticos de química geral ao longo do século XX. Uma seleção preliminar apontou para dois assuntos principais como focos de interesse: a tabela periódica e as representações icônicas de estruturas e interações submicroscópicas. Tais temas foram escolhidos considerando a sua importância no panorama conceitual da química, e o fato de que eles foram fortemente influenciados pelas mudanças nas teorias químicas e na instrumentação ao longo do século XX. Entre nossos objetivos de pesquisa situa-se a identificação de diferentes abordagens para estes temas nos livros didáticos de química geral, caracterizando tendências conforme os contextos das diferentes teorias químicas, da instrumentação e da didática da ciência em diferentes períodos. Com este projeto, pretendemos oferecer uma contribuição para a história da química no século XX a partir do ponto de vista da análise de livros didáticos de química geral, e também contribuir para o conhecimento na área de ensino de química. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELENA S. ALVARES NOGUEIRA; PAULO ALVES PORTO. ENTRE TIPOS E RADICAIS: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VALÊNCIA. Química Nova, v. 42, n. 1, p. 117-127, . (14/24213-6, 16/09213-5)
HELENA S. ALVARES NOGUEIRA; PAULO ALVES PORTO. O CONCEITO DE VALÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL ENTRE AS DÉCADAS DE 1890 E 1940. Química Nova, v. 42, n. 2, p. 237-248, . (14/24213-6, 16/09213-5)