Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de aprendizagem de uma abordagem de sala de aula invertida com elementos de game design em um curso teórico-prático de Bioquímica

Processo: 14/24432-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Eduardo Galembeck
Beneficiário:Thanuci Silva
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Aulas   Sala de aula   Ludificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente virtual de aprendizado | Aulas praticas | sala de aula invertida | Ensino de Bioquímica

Resumo

Em uma disciplina de Bioquímica Experimental, o conhecimento das bases teóricas das técnicas experimentais utilizadas nos experimentos é fundamental para o seu planejamento, execução e interpretação dos resultados. O contato prévio com o conteúdo da disciplina também aumenta o aproveitamento nas aulas expositivas e na experimentação em laboratório. Esse trabalho visa a utilização de testes em um ambiente virtual gamificado, como atividade preparatória para realização de experimentos e aulas expositivas. A realização dos testes nesse ambiente tem como objetivo aumentar o engajamento dos alunos nas atividades preparatórias. Neste aspecto, este trabalho se propõe a analisar os perfis, o comportamento e o aprendizado dos alunos utilizando esta preparação prévia, abordagem denominada sala de aula invertida. Serão, portanto, avaliadas as implicações desta abordagem no engajamento e aprendizado de Bioquímica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THANUCI SILVA; EDUARDO GALEMBECK. AN INQUIRY-BASED FRESHMAN BIOCHEMISTRY LAB SET TO ENHANCE STUDENTS' AUTONOMY. Química Nova, v. 40, n. 4, p. 465-468, . (14/24432-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Thanuci. Planejamento, desenvolvimento e avaliação da aplicação de testes em uma abordagem de sala de aula invertida de um curso teórico-prático de bioquímica. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.