Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do inibidor de renina Aliskiren sobre fatores envolvidos na drenagem do humor aquoso.

Processo: 14/26163-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 08 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Jayter Silva de Paula
Beneficiário:Jayter Silva de Paula
Pesquisador Anfitrião: William Daniel Stamer
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Duke University, Estados Unidos  
Assunto(s):Pressão intraocular   Oftalmologia   Glaucoma   Sistema renina-angiotensina   Tratamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glaucoma | pressão intraocular | sistema renina-angiotensina | Tratamento | Oftalmologia

Resumo

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo. A pressão intraocular (PIO) elevada é considerada o principal fator envolvido na progressão desta doença e é causada pelo aumento na resistência ao escoamento (RE) do humor aquoso. Alterações moleculares nas células da malha trabecular (MT) e do canal de Schlemm (CS) estão relacionadas ao aumento da RE. A regulação dessa resistência é complexa e envolve uma variedade de mediadores locais, como o "Transforming Growth Factor-beta (TGF-beta) e o "Connective Tissue Growth Factor" (CTGF), que modificam a matriz extracelular através das vias canônicas do Wnt/beta-catenina. Elementos do sistema renina-angiotensina podem estar envolvidos no controle da RE, uma vez que moduladores das enzimas de conversão da angiotensina I e II se mostraram, por ações diferentes, capazes de reduzir a PIO em humanos e em modelos experimentais de glaucoma. Considerando que o papel deste sistema na regulação da RE não está completamente esclarecido, faz-se a hipótese de que inibidores da renina poderiam diminuir a RE através da inibição da sinalização Wnt/beta-catenina. Para testar esta hipótese, propõe-se o estudo dos efeitos do aliskiren, um inibidor da renina, sobre (1) a condutividade hidráulica de células da MT e do CS; (2) a facilidade de escoamento do humor aquoso e (3) a expressão de CTGF, TGF-beta-2, fibronectina e beta-catenina nessas células em cultura. Os resultados do presente estudo poderão definir a relação entre os componentes da cascata renina-angiotensina e pontos-chave relacionados a alta RE do humor aquoso observado no glaucoma. Os potenciais benefícios futuros deste estudo poderão ser alcançados com o uso clínico de inibidores da renina, atuando como novos agentes antiglaucomatosos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA, JAYTER S.; O'BRIEN, COIM; STAMER, W. DANIEL. Life under pressure: The role of ocular cribriform cells in preventing glaucoma. EXPERIMENTAL EYE RESEARCH, v. 151, p. 150-159, . (14/26163-6)
PAULA, JAYTER SILVA; PERKUMAS, KRISTIN; ASHPOLE, NICOLE E.; STAMER, W. DANIEL. Functional renin receptors in human Schlemm's Canal cells. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 57, n. 12, p. 2-pg., . (14/26163-6)