Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência e complacência de pulmões durante o processo de descelularização e recelularização com células-tronco

Processo: 15/01649-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Luís Vicente Franco de Oliveira
Beneficiário:Nadua Apostólico
Supervisor: Ramon Farrè
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/21765-5 - Resistência e complacência de pulmões durante o processo de descelularização e recelularização com células-tronco, BP.MS
Assunto(s):Células-tronco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioengenharia | Células-tronco | Engenharia Biomédica | mecânica pulmonar | propriedades mecânicas pulmonares | Scaffold de pulmões | Bioengenharia de órgãos

Resumo

Doenças respiratórias significantes como a doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar idiopática, hipertensão arterial pulmonar primária, doença intersticial pulmonar e fibrose cística resultam em danos pulmonares estruturais irreversíveis, tendo o transplante de pulmão como a única indicação terapêutica quando a doença atinge uma progressão avançada. A matriz de órgãos descelularizados, potencialmente, mantém a arquitetura tridimensional e a composição bioquímica, bem como a microvasculatura do tecido original. Estas propriedades tornam o pulmão descelularizado, muito promissor para a geração bioartificial de pulmões funcionais, uma vez que proporciona uma melhor recriação do microambiente in vivo. Neste contexto, a bioengenharia de pulmões é considerada uma alternativa terapêutica em potencial, porém as pesquisas atuais encontram-se em estágios preliminares e esforços científicos mais intensos são então necessários. O comportamento mecânico da resistência e da complacência de pulmões descelularizados no processo de recelularização com células-tronco ainda é desconhecido. Com isso, este estudo visa investigar em um modelo experimental animal, o comportamento das propriedades mecânicas de pulmões de ratos descelularizados por diferentes técnicas de descelularização e durante o processo de recelularização com células-tronco. Pulmões será obtido a partir de ratos machos Sprague-Dawley (250-300 g) de acordo com um protocolo aprovado pelo Comitê de Ética de Experimentação Animal da Universidade de Barcelona. O protocolo descelularização pulmonar compreenderá as seguintes etapas de colheita, limpeza, ciclo de congelamento/descongelamento, lavagem com SDS e PBS. Os parâmetros mecânicos serão coletados através do método de oclusão ao final da inspiração. Para a realização deste projeto foi firmado uma parceria com o grupo de estudo do Laboratório de Biofísica e Bioengenharia da Universidade de Barcelona - Espanha sob a responsabilidade do Prof. Daniel Navajas e Prof. Ramon Farré, e o Laboratório Experimental de mecânica Cardiopulmonar do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, LUIS VICENTE FRANCO; APOSTOLICO, NADUA; URIARTE, JUAN JOSE; DA PALMA, RENATA KELLY; PRATES, RENATO A.; DEANA, ALESSANDRO MELO; FERREIRA, LUIS RODOLFO; AFONSO, JOAO PEDRO RIBEIRO; DE PAULA VIEIRA, RODOLFO; DE OLIVEIRA JUNIOR, MANOEL CARNEIRO; et al. Photodynamic Therapy in the Extracellular Matrix of Mouse Lungs: Preliminary Results of an Alternative Tissue Sterilization Process. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHOTOENERGY, v. 2021, . (15/01649-6, 13/21765-5)