Busca avançada
Ano de início
Entree

Os bebês e os processos de individuação, subjetivação e singularização vividos por eles em distintos espaços

Processo: 15/10731-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Beneficiário:Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ellen de Lima Souza ; Heloisa Andreia de Matos Lins ; Jenny Patricia Acevedo Rincón ; Maria Antonietta Impedovo
Bolsa(s) vinculada(s):19/05854-4 - "Os bebês e os processos de individuação, subjetivação e singularização vividos por eles em distintos espaços", BP.TT
Assunto(s):Individuação  Mapeamento geográfico  Bebês  Subjetivação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebês | Cartografia | Individuação | Singularização | subjetivação | Estudos dos Bebês

Resumo

A pesquisa visa contribuir para os Estudos de Bebês a partir do diálogo com Deleuze e Guattari, Simondon, Latour e Deligny, e ainda, a partir da interlocução com autores contemporâneos como Jader Janer Lopes, Louise Holt e Julia Yoko Tachikawa Oliveira. A pesquisa, de caráter interdisciplinar mobiliza ideias importantes da sociologia, geografia, antropologia, filosofia e pedagogia e será realizada pela docente com apoio de duas pesquisadores estudantes de mestrado e três estudantes de graduação e se utilizará de dados já coletados ao longo dos anos de 2016 e 2017 nos municípios de Jundiaí e São Carlos, bem como incluirá novos dados que estão sendo coletados em 2018 pela docente e equipe em creches de Campinas e de Vinhedo bem como em contexto universitário. A metodologia de registro dos dados, coletados por meio de observação participante, é o relato associado à cartografia, uma metodologia inovadora no campo dos estudos de bebês, inspirada no trabalho de Deligny. Outras estratégias metodológicas podem ser adotadas de modo complementar se necessário. Com isso, assume-se como principais objetivos: i) cartografar os trajetos e as relações de bebês, de modo a evidenciar as experiências sociais, espaciais e alimentares que estão relacionadas com os processos de individuação, subjetivação e singularização vividos por eles em diversos espaços; b) contribuir para a experimentação desta nova abordagem metodológica, para a sua consolidação e divulgação, c) identificar desafios a serem superados neste tipo de pesquisa; d) explorar as contribuições das cartografias para os estudos de bebês, e para a pedagogia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS TEBET, GABRIELA GUARNIERI; IMPEDOVO, MARIA ANTONIETTA; PONTES, LOANI CRISTINA BUZO. Babies and Borders: Between Individuation and Materiality of the Infant Life. HUMAN ARENAS, . (18/26635-6, 15/10731-8)
ACEVEDO-RINCON, JENNY PATRICIA; DE CAMPOS TEBET, GABRIELA GUARNERI. Spaces, movements and topological notions, what do the babies' cartographies show?. MATHEMATICS ENTHUSIAST, v. 19, n. 2, p. 470-500, . (15/10731-8)
TEBET, GABRIELA; ABRAMOWICZ, ANETE; LOPES, JADER. A make-believe confinement for Brazilian young children in the COVID-19 pandemic. CHILDRENS GEOGRAPHIES, v. 20, n. 4, p. 6-pg., . (15/10731-8)
TEBET, GABRIELA; ABRAMOWICZ, ANETE; LOPES, JADER. A make-believe confinement for Brazilian young children in the COVID-19 pandemic. CHILDRENS GEOGRAPHIES, . (15/10731-8)
TEBET, GABRIELA G. DE C.; SANTOS, NATALIA; COSTA, JULIA; SANTOS, BRUNA LIMA; BUZO PONTES, LOANI CRISTINA; OLIVEIRA, SABRINA; D'ANDREA, MARIA. Babies' transition between family and early childhood education and care: a mosaic of discourses about quality of services. EARLY YEARS, v. 40, n. 4-5, . (15/10731-8)