Busca avançada
Ano de início
Entree

Verificar a aplicabilidade da orientação fonoaudiológica associada ao uso de aparelhos de amplificação sonora individual na redução do zumbido

Processo: 15/10956-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Beneficiário:Izabella Lima de Matos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Perda auditiva   Zumbido   Auxiliares de audição   Aparelho de amplificação sonora individual   Análise de variância   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aconselhamento | Auxiliares de Audição | perda auditiva | zumbido | Audiologia

Resumo

Associados às queixas auditivas tem sido relatado, com frequência, o zumbido. O zumbido é considerado um incomodo que interfere na qualidade do sono e na concentração, causando reações emocionais negativas. Os pesquisadores da área avaliam a eficácia de métodos existentes e buscam o desenvolvimento de novas alternativas. O uso do AASI pode auxiliar no tratamento do zumbido e também oferecer benefícios para a audição e comunicação. O aconselhamento consiste em orientações com o objetivo de eliminar as associações negativas do zumbido. Objetivo: Verificar a aplicabilidade da orientação fonoaudiológica e material de aconselhamento associado ao aparelho de amplificação sonora individual na redução do zumbido. Material e método: O estudo será desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP aprovado pelo CEP. Serão selecionados pacientes com queixa de zumbido associado à perda auditiva. O estudo será desenvolvido em duas etapas: Avaliação Inicial (AI) - após o encaminhamento do paciente para adaptação de AASI e Avaliação Final (AF) - após três meses de uso efetivo dos AASI. Os participantes serão divididos em três grupos: Grupo A (GA) composto por 10 indivíduos adaptados com AASI sem orientação referente ao zumbido, Grupo B (GB) composto por 10 indivíduos adaptados com AASI com orientação verbal referente ao zumbido, e Grupo C (GC) 10 indivíduos adaptados com AASI com orientação verbal associada ao material de apoio (cartilha) referente ao zumbido. Os participantes responderão ao THI neste primeiro momento e após três meses de uso efetivo do AASI para mensurar a modificação do handicap do sintoma. Para análise estatística descritiva, serão utilizados a média e o desvio padrão de todas as variáveis numéricas do estudo, já para análise inferencial será realizada a análise de variância de medidas repetidas a dois critérios (ANOVA) para verificação das possíveis significâncias nos tratamentos dos grupos isoladamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZABELLA LIMA DE MATOS; ANDRESSA VITAL ROCHA; MARIA FERNANDA CAPOANI GARCIA MONDELLI. Aplicabilidade da orientação fonoaudiológica associada ao uso de aparelho de amplificação sonora individual na redução do zumbido. Audiol., Commun. Res., v. 22, . (15/10956-0)