Busca avançada
Ano de início
Entree

A atuação de psicólogas(os) no SUAS: construindo novas práticas de pesquisa e intervenção em relações humanas

Processo: 15/16898-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Mariana Prioli Cordeiro
Beneficiário:Mariana Prioli Cordeiro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas  Relações humanas  Assistência social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistencia Social | ensino de psicologia | Politicas Públicas | Psicologia | Relações Humanas | trabalho do psicólogo | políticas públicas

Resumo

Nas últimas décadas, as políticas públicas de assistência social passaram por significativas transformações e se tornaram um importante campo de empregabilidade para a Psicologia. Nele, milhares de psicólogas(os) são convocadas(os) a intervir nas relações que as(os) usuárias(os) do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) estabelecem com seus familiares, com sua comunidade, com os serviços públicos presentes em seu território. São convocadas(os) a fortalecer vínculos, criar espaços de convivência, articular redes, "produzir sujeitos autônomos". Diante disto, nesta pesquisa, busco discutir o modo como essas(es) profissionais vêm vivenciando a entrada nesse "novo" campo de atuação. Mais especificamente, busco descrever e analisar discursos de psicólogas(os) que atuam nos serviços da Assistência Social sobre a inserção da Psicologia no SUAS, enfocando o papel dessas(es) profissionais; as dificuldades, conflitos e contradições que permeiam o trabalho na área; as práticas e estratégias de intervenção que elas(es) vêm desenvolvendo, bem como modelos de formação que contemplem as especificidades da atuação em políticas sociais. Para atingir tais objetivos, farei uma revisão bibliográfica sobre a temática, entrevistarei psicólogas(os) que atuam em diferentes programas e equipamentos do SUAS e farei uma pesquisa de "tipo etnográfico" em um serviço socioassistencial da Grande São Paulo. Minha expectativa é que esta pesquisa contribua para a reflexão crítica acerca do que a Psicologia tem feito e do que quer fazer no SUAS, bem como para a construção de novas tecnologias sociais. Além disso, acredito que ela contribuirá para (re)pensar e (re)avaliar a formação na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA PRIOLI CORDEIRO; JACY CORRÊA CURADO. PSICOLOGIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM CAMPO EM FORMAÇÃO. Psicologia & Sociedade, v. 29, . (15/16898-1)