Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos fenômenos de fadiga e autocicatrização (healing) em matrizes de agregado fino (MAF) compostas com misturas asfálticas recicladas

Processo: 15/24082-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Adalberto Leandro Faxina
Beneficiário:Adalberto Leandro Faxina
Pesquisador Anfitrião: Amit Bhasin
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Texas at Austin (UT), Estados Unidos  
Assunto(s):Reciclagem   Pavimentação asfáltica   Fadiga dos materiais   Trincamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agentes de rejuvenescimento | curvas características de dano | dano por fadiga | matriz do agregado fino (MAF) | misturas asfálticas recicladas | misturas asfálticas

Resumo

A reciclagem de camadas asfálticas envelhecidas é prática corrente em diversos países desenvolvidos e passou a ser tema presente, nos últimos anos, em diversos fóruns brasileiros relativos à pavimentação asfáltica. Ainda não se dispõe de estatísticas nacionais consolidadas acerca do volume de material obtido de camadas asfálticas envelhecidas, no entanto, o assunto tem ganhado repercussão na medida em que grandes volumes de material fresado têm se acumulado. Mesmo envelhecida, uma camada asfáltica ainda é útil para diversas aplicações, por conter agregado mineral com qualidade semelhante à do material original e ligante asfáltico envelhecido em proporção ligeiramente inferior à original. Tal resíduo não pode ser simplesmente descartado, tendo em vista não apenas os grandes volumes que são gerados e os problemas ambientais decorrentes, mas também o seu grande valor agregado. Diversos estudos realizados ao longo das últimas duas décadas, em especial nos Estados Unidos, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de técnicas de reciclagem que permitem o uso de até 100% de material reciclado para composição de camadas asfálticas novas. Dentre estes estudos, destacam-se os que constataram que percentuais gradativamente crescentes de material reciclado têm efeito positivo sobre a resistência à deformação permanente das misturas asfálticas e negativo sobre as resistências ao trincamento de origem térmica e ao trincamento por fadiga. Para tentar minimizar tais prejuízos, agentes de rejuvenescimento passaram a ser aplicados. Todavia, ainda restam dúvidas acerca de quais agentes são mais adequados e quais as proporções ideais destes materiais. O projeto de pesquisa aqui proposto se insere neste contexto e visa avaliar os efeitos de diferentes agentes de rejuvenescimento em diferentes teores, utilizando a moderna técnica de estudo das características de fadiga, incluindo o efeito da autocicatrização (healing), baseada em ensaios reológicos com a matriz de agregado fino (MAF) das misturas asfálticas. Um estudo sistemático nesta área pode contribuir para o estabelecimento de processos mais criteriosos e cientificamente amparados de seleção de materiais destinados à reciclagem de misturas asfálticas envelhecidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRASSON FILHO, A.; FAXINA, A. L.. Evaluation of the Specific Surface Method as a Tool to Determine the Binder Content of Fine-Aggregate Matrices. JOURNAL OF MATERIALS IN CIVIL ENGINEERING, v. 33, n. 1, . (15/24082-1)
KLUG, ANDRISE; NG, ANDRESSA; FAXINA, ADALBERTO. Application of the Viscoelastic Continuum Damage Theory to Study the Fatigue Performance of Asphalt Mixtures-A Literature Review. SUSTAINABILITY, v. 14, n. 9, p. 32-pg., . (15/24082-1)