Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem baseada em problemas: compreensão dos docentes de um curso de Medicina

Processo: 15/25784-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sílvia Franco da Rocha Tonhom
Beneficiário:Matheus Eduardo Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Educação médica   Ensino e aprendizagem   Aprendizagem baseada em problemas   Capacitação de professores   Análise de conteúdo   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem baseada em problemas | Educação Médica | ensino | Educação em Saúde

Resumo

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) passou por diversos processos de mudanças culminando na construção de um currículo integrado e orientado por competência dialógica de acordo com o exposto nas diretrizes curriculares nacionais. Criou-se então uma organização curricular que conduz a uma formação coerente com o setor de saúde pública e o cenário de educação nacional. A Unidade de Educação Sistematizada (UES) compõe o currículo do curso de medicina e utiliza-se da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia de ensino vigente. Diante desse cenário de mudanças esse projeto tem por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio do ABP na UES na perspectiva do docente do curso de medicina da Famema. Este projeto é parte de um projeto maior - A avaliação do processo ensino e aprendizagem nos cursos de enfermagem e medicina da Famema - que compõem o Grupo de Pesquisa Educação em Saúde, este pretende contribuir com a operacionalização de um currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica e com metodologias ativas de ensino e aprendizagem na área de saúde. Será utilizado o método de abordagem qualitativa e aplicada uma entrevista semiestruturada em 16 professores da 1ª a 4ª série que desenvolvem a UES. A análise dos dados será feita pela Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KÁTIA TEREZINHA ALVES REZENDE; MARIA CRISTINA GUIMARÃES DA COSTA; MATHEUS EDUARDO RODRIGUES; SILVIA FRANCO DA ROCHA TONHOM. Aprendizagem Baseada em Problemas em um Curso de Medicina: Desafios na sua Implementação. Rev. bras. educ. med., v. 44, n. 4, . (15/25784-0)