Busca avançada
Ano de início
Entree

Acuidade espacial da dor e sua relação com medidas somáticas sensitivas e autonômicas em neuropatia de fibras finas

Processo: 15/25893-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Amilton Antunes Barreira
Beneficiário:Rodrigo Melo Conde
Supervisor: Frank Birklein
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/03150-3 - Avaliação da distribuição das perdas de sudorese na poliganglionopatia sensitiva, BP.DR
Assunto(s):Neurologia   Neuronopatias sensitivas   Doenças do sistema nervoso   Medição da dor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pain Thresholds | Sensory thresholds | Small-fiber neuropathy | Sweating | Touch | Neurologia (Neuropatia periférica)

Resumo

A neuropatia de fibras finas é um subtipo de neuropatia periférica que afeta especificamente ou preferencialmente as fibras finas (somáticas sensoriais e/ou autonômicas) e suas funções. Não há padrão ouro para o diagnóstico dessa neuropatia embora um critério diagnóstico tenha sido proposto com base na presença de, pelo menos, dois testes anormais ao exame clínico, testes quantitativos sensitivos e biópsia de pele. O teste de discriminação de dois pontos é amplamente utilizado na prática clínica para avaliar a acuidade espacial. Recentemente, foi descrito pela primeira vez um mapa corporal para acuidade espacial da dor em indivíduos saudáveis jovens. Os autores utilizaram dois lasers idênticos a fim de estimular as fibras A-delta e C não-mielinizadas em onze regiões do corpo, sem ativar concomitantemente os mecanoreceptores. Do nosso conhecimento, a discriminação de dois pontos para dor e sensibilidade tátil nunca foi avaliada em várias regiões do corpo em pacientes com neuropatia de fibras finas. Os objetivos dessa pesquisa são: disponibilizar um mapa de limiar de discriminação de dois pontos para dor e sensibilidade tátil em pacientes com neuropatia de fibras finas; verificar a relação entre o limiar de discriminação de dois pontos para dor e toque e limiar sensitivo ao calor e frio, e reflexo axonal de sudorese; e identificar se o teste de limiar de discriminação de dois pontos é capaz de auxiliar no diagnóstico de pacientes com neuropatia de fibras finas. O presente projeto apresenta importância clínica uma vez que a avaliação da dor com lasers pode estudar quantitativamente a função de fibras finas e auxiliar no diagnóstico de neuropatias sensitivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEENKEN, LIVIA; CONDE, RODRIGO M.; MUELLER, JULIA K.; ESCOLANO-LOZANO, FABIOLA; BIRKLEIN, FRANK; DIMOVA, VIOLETA. Nociceptive two-point discrimination acuity and body representation failure in polyneuropathy. SCANDINAVIAN JOURNAL OF PAIN, v. 23, n. 1, p. 10-pg., . (15/25893-3)