Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma nova medida implícita de crenças paranormais e religiosas

Processo: 16/00368-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 16 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 15 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Wellington Zangari
Beneficiário:Everton de Oliveira Maraldi
Supervisor: Miguel Henrique Guerra Goncalves Farias
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Coventry University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/05255-2 - Estabilidade temporal e efeitos contextuais em medidas de dissociação e trauma: o papel da crença e da persuasão, BP.PD
Assunto(s):Desejabilidade social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognição social implícita | Crenças paranormais | Desejabilidade social | Dissociação | Teste de Associação Implícita | trauma | Psicologia Social da Religião, Psicologia Social Experimental

Resumo

Os psicólogos há muito reconheceram o papel do gerenciamento da impressão e das características de demanda nas respostas de questionários e nos resultados de experimentos. Nesse sentido, áreas de pesquisa como a Psicologia da Religião e da Espiritualidade ou a Psicologia Anomalística podem ser particularmente vulneráveis ao viés de resposta, uma vez que seus objetos de estudo são controversos e disputas ideológicas e / ou religiosas frequentemente subjazem diferenças teóricas e metodológicas entre os pesquisadores. Mesmo quando os participantes não têm a intenção de responder de acordo com uma convicção ou hipótese particular, eles podem não estar conscientes de certos processos psicológicos ou associações de memória subjacentes a comportamentos, sentimentos ou ideias implícitas. Ao invés de se basear na habilidade dos participantes e em sua franqueza para relatar processos psicológicos, as medidas de atitude implícita consideram que respostas rápidas e relativamente espontâneas durante tarefas pré-programadas podem revelar padrões ou tendências mais autênticos, especialmente no que tange o estudo de tópicos controversos. Medidas de crença implícita ainda não estão disponíveis no Brasil, mas poderiam contribuir grandemente para o avanço da pesquisa nessa área. Assim, o objetivo principal deste projeto (que está diretamente relacionado ao projeto de pós-doutorado em curso no Brasil) é o de desenvolver e testar uma medida implícita de crenças religiosas e paranormais durante um estágio na Universidade de Coventry, sob a supervisão do Dr. Miguel Farias. O autor irá inicialmente avaliar as divergências entre medidas de crença implícita disponíveis e então desenvolver uma nova considerando as vantagens e limitações dos instrumentos existentes. Essa medida original terá ao mesmo tempo uma versão em inglês e em português. Serão realizadas comparações entre esse instrumento e uma medida de autorelato para crenças religiosas e paranormais. Adicionalmente, correlações entre a medida implícita e outras variáveis relevantes serão computadas de modo a explorar a validade convergente e padrões empíricos de relação entre medidas implícitas e explícitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARALDI, EVERTON DE OLIVEIRA; FARIAS, MIGUEL. Assessing Implicit Spirituality in a non-WEIRD Population: Development and Validation of an Implicit Measure of New Age and Paranormal Beliefs. INTERNATIONAL JOURNAL FOR THE PSYCHOLOGY OF RELIGION, . (16/00368-6)
MARALDI, EVERTON DE OLIVEIRA; FARIAS, MIGUEL. Assessing Implicit Spirituality in a non-WEIRD Population: Development and Validation of an Implicit Measure of New Age and Paranormal Beliefs. INTERNATIONAL JOURNAL FOR THE PSYCHOLOGY OF RELIGION, v. 30, n. 2, p. 11-pg., . (16/00368-6)
FARIAS, M.; MARALDI, E.; WALLENKAMPF, K. C.; LUCCHETTI, G.. Adverse events in meditation practices and meditation-based therapies: a systematic review. ACTA PSYCHIATRICA SCANDINAVICA, v. 142, n. 5, . (16/00368-6)