Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de valência em livros didáticos de Química Geral para nível superior no século XX

Processo: 16/09213-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Helena Savignani Alvares Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   História da química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história da química | Livros didáticos | Química Geral | Valência | Ensino de Química

Resumo

Este projeto propõe uma análise da abordagem do conceito de valência em livros didáticos de química geral para nível superior publicados nos EUA ao longo das primeiras décadas do século XX. Para tanto, será feito um estudo de caso histórico a respeito do desenvolvimento do conceito de valência no final do século XIX e início do século XX, seguido pela investigação de sua presença nos livros didáticos. O projeto se estrutura a partir das seguintes questões de pesquisa: Como o conceito de valência foi abordado nos livros didáticos ao longo do tempo? Os livros apresentam a trajetória de construção do conceito? De que forma as modificações no conceito são apresentadas? A metodologia de análise dos livros didáticos será qualitativa, tendo como referencial a análise textual discursiva. Dessa forma, espera-se observar mudanças ocorridas ao longo do século XX, comparando-se diferentes períodos e autores, na abordagem do conceito de valência e na importância atribuída a ele para a formação de novos cientistas e profissionais da área química. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELENA S. ALVARES NOGUEIRA; PAULO ALVES PORTO. ENTRE TIPOS E RADICAIS: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VALÊNCIA. Química Nova, v. 42, n. 1, p. 117-127, . (14/24213-6, 16/09213-5)
HELENA S. ALVARES NOGUEIRA; PAULO ALVES PORTO. O CONCEITO DE VALÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL ENTRE AS DÉCADAS DE 1890 E 1940. Química Nova, v. 42, n. 2, p. 237-248, . (14/24213-6, 16/09213-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Helena Savignani Alvares. O conceito de valência em livros didáticos de Química Geral para o nível superior nas primeiras décadas do século XX. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.