Busca avançada
Ano de início
Entree

Empatia de profissionais de enfermagem em atividades clínicas simuladas: assistência nas necessidades de eliminações

Processo: 16/11863-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Cezar Kayzuka Cotta Filho
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/22126-7 - Empatia nas atividades clínicas simuladas: análise dos componentes descritos nos cenários, BE.EP.IC
Assunto(s):Educação em enfermagem   Profissionais de enfermagem   Empatia   Revisão de texto   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Estudos experimentais   Estatística descritiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | empatia | Laboratório Simulado | Simulação em Enfermagem | Tecnologia em Enfermagem | Educação em Enfermagem

Resumo

Este projeto tem como objetivo Verificar as implicações da vivência do papel de paciente em prática simulada na empatia dos profissionais de enfermagem e como objetivos específicos 1) Construir e validar em aparência e conteúdo cenário simulado de alta fidelidade com uso de paciente simulado, relacionado as necessidades de eliminações; 2) Identificar e comparar a empatia de enfermeiros submetidos ao papel de paciente e ao papel de profissionais em atividade clínica simulada "Assistência de enfermagem nas necessidade de eliminações". Metodologia: Estudo experimental a ser realizado junto a pós graduandos de enfermagem (ingressantes) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, mediante autorização ética da mesma instituição. Para a coleta de dados serão utilizados Instrumento de Caracterização dos sujeitos construídos pelos pesquisadores e Inventário de Empatia (IE) (FALCONI, 2008) (mediante autorização já obtida do autor). Para o desenvolvimento do estudo será construído e validado um cenário de Assistência de enfermagem ao uso de fraldas descartáveis em adultos. O cenário será validado em aparência e conteúdo por um grupo de 5 juízes enfermeiros não participantes do estudo. Será considerado nível de concordância entre os juízes 70,0% (GRANT; DAVIS, 1997). Os dados do estudo serão coletados durante a realização de um workshop. O Workshop será oferecido em 3 dias consecutivos e em cada data serão disponibilizadas 31 vagas. Serão aceitos na atividade os 92 primeiros estudantes inscritos. Serão inclusos no estudo os alunos regularmente matriculados no curso de pós-graduação da EERP-USP, ingressantes no ano do estudo (2016) que participarem de todas as atividades do workshop. Para a coleta de dados pós graduandos serão divididos aleatoriamente por sorteio em dois grupos de 16 alunos. Os alunos irão trabalhar em duplas. Cada dupla contará com um integrante do grupo controle (fará papel de profissional na intervenção) e um integrante do grupo intervenção (que fará o papel de paciente na intervenção). Os participante pós graduandos do grupo intervenção serão orientados a se comportarem como pacientes. Após a prática simulada de troca de fraldas todos os participantes responderão ao questionário de caracterização dos sujeitos e ao IE. Os dados do estudo serão analisados através do programa SPSS (versão 22 para Windows) através de estatística descritiva e de testes paramétricos e não paramétricos. Para todos os testes estatísticos realizados será assumido o valor crítico de significância de p<0,05. A discussão dos resultados da pesquisa será realizada com fundamentação na revisão da literatura, pertinentes aos objetivos propostos e apresentadas na forma de relatório discursivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEZAR KAYZUKA COTTA FILHO; MATEUS HENRIQUE GONÇALVES MESKA; GIOVANNA CRISTINA CONTI MACHADO; JULIANA CONSTANTINO FRANZON; LEANDRO YUKIO MANO; ALESSANDRA MAZZO. EMPATIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE CLÍNICA SIMULADA. Cogitare enferm., v. 25, . (19/22917-0, 18/25927-3, 16/11863-8)