Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênese do sintoma do raquitismo da soqueira de cana-de-açúcar causado pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli: análise estrutural do ápice caulinar

Processo: 16/12470-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Adrielle Batista de Andrade Granato
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Raquitismo   Soqueira   Histoquímica   Análise estrutural   Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Ápice caulinar | meristema intercalar | Anatomia Vegetal

Resumo

A cana-de-açúcar é a terceira cultura mais importante do Brasil, o qual é atualmente seu maior produtor mundial. Portanto, com a inegável importância econômica, é interessante conhecer as principais patologias que atingem esta cultura para desenvolver maneiras de combatê-las. Entre as mais preocupantes doenças que causam prejuízos aos canaviais está o Raquitismo das Soqueiras (Ratoon Stunting Disease- RSD), causado pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli (Lxx). Essa doença é de difícil diagnóstico, visto que seus sintomas, principalmente colmos finos e encurtamento das regiões internodais, podem ser facilmente confundidos com aqueles que ocorrem em más condições de cultivo. A literatura é carente de dados sobre as alterações estruturais que a bactéria causa na planta, o que se constitui um obstáculo em direção ao melhor entendimento deste patossistema. Diante disso, estudos direcionados a essa doença tornam-se necessários. Análises estruturais do meristema intercalar caulinar de plantas infectadas com Lxx podem esclarecer a causa da alteração no desenvolvimento e, por conseguinte, explicar a gênese do sintoma desta doença. Para tanto, ápices caulinares de uma variedade suscetível, inoculada ou não com Lxx, serão processados com técnicas usuais em anatomia vegetal. Testes histoquímicos também serão conduzidos visando identificar os principais grupos químicos produzidos e acumulados nos ápices caulinares. Análises estatísticas serão conduzidas de modo a entender as alterações nos primeiros entrenós formados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES MARQUES, JOAO PAULO; CIA, MARIANA CICARELLI; DE ANDRADE GRANATO, ADRIELLE BATISTA; MUNIZ, LARISSA FERNANDA; APPEZZATO-DA-GLORIA, BEATRIZ; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO. Histopathology of the Shoot Apex of Sugarcane Colonized by Leifsonia xyli subsp. xyli. PHYTOPATHOLOGY, v. 112, n. 10, p. 10-pg., . (16/12470-0, 12/25315-1)