Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da fumaça do cigarro na modulação epigenética de células gliais frente a um estímulo inflamatório

Processo: 16/17161-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Tania Marcourakis
Beneficiário:Tania Marcourakis
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética  Lipopolissacarídeos  Neuroglia  Epigenômica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Gliais | epigenética | Fumaça do Cigarro | Lps | Neuroimunotoxicologia

Resumo

Alterações epigenéticas são modificações que ocorrem no DNA capazes de controlar o processo transcricional. Durante a fase de implantação do óvulo, o DNA é mais vulnerável às influências externas, como a fumaça do cigarro, aumentando o risco de retardamento do desenvolvimento fetal, do risco de morte súbita pós-natal e de anormalidades do sistema imune. Ainda, filhos de mães fumantes desenvolvem asma precocemente, justificado pelas alterações nos genes F2RL3 e AHRR, além de supressão do fator de transcrição T-Bet, aumento da resposta TH2 e maior apresentação do cromossomo 5q 'TH2'. Neste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar as influências da fumaça do cigarro na ontogenia do sistema imune e suas consequências em uma resposta inflamatória no sistema nervoso central. Para tanto, camundongos C57BL/6 fêmeas prenhes serão expostas à fumaça do cigarro desde o plug vaginal até o nascimento da prole. Entre os três primeiros dias de vida, os filhotes serão separados para duas linhas de trabalho: 1) "in vivo": os animais serão desafiados com LPS i.p. na dose de 1 mg/kg. Após 4 horas, os camundongos serão eutanasiados e o SNC removido para as análises de PCR Array, CBA, citometria de fluxo e metilação global do DNA. 2) "in vitro": os encéfalos dissecados serão utilizados para a preparação de cultura mista de glia. Decorridos 14 dias, as células serão estimuladas com LPS 100 ng/mL e, após 24 horas, serão realizados ensaios de CBA, Western Blot, citometria de fluxo e metilação gene específica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURAO, ANA CAROLINA CARDOSO DOS SANTOS; BRANDAO, WESLEY NOGUEIRA; BRUNO, VITOR; SPELTA, LIDIA EMMANUELA W.; DURO, STEPHANIE DE OLIVEIRA; DOS SANTOS, NILTON BARRETO; PARANHOS, BEATRIZ APARECIDA PASSOS BISMARA; ZANLUQUI, NAGELA GHABDAN; YONAMINE, MAURICIO; PERON, JEAN PIERRE SCHATZMANN; et al. In Utero Exposure to Environmental Tobacco Smoke Increases Neuroinflammation in Offspring. FRONTIERS IN TOXICOLOGY, v. 3, p. 13-pg., . (16/17161-5)