Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação

Processo: 16/17575-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 18 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 17 de janeiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Lilian Passos Scatalon
Supervisor: Jeffrey C. Carver
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Alabama (UA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/06656-8 - Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação, BP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Engenharia de software experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia de Software Experimental | Ensino de Fundamentos de Programação | Família de Experimentos | Framework de Pesquisa | Engenharia de Software

Resumo

Diversas abordagens, métodos e ferramentas educacionais têm sido propostas visando a lidar com as limitações e os problemas relacionados ao ensino de programação. Para investigar de modo adequado a efetividade de tais propostas, a condução de estudos experimentais representa uma atividade fundamental a ser considerada. Entretanto, apesar de sua relevência, há uma falta de experimentos no ensino de programação. Além disso, os estudos existentes nesse contexto são frequentemente criticados pela falta de rigor de pesquisa. Nessa perspectiva, o projeto de doutorado "Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação" (FAPESP 2014/06656-8) tem duas metas gerais: (i) estabelecer mecanismos de apoio para a experimentação no ensino de programação e (ii) conduzir experimentos nesse contexto aplicando os mecanismos de apoio propostos, a fim de buscar mais rigor de pesquisa. Alinhado ao projeto de doutorado, este projeto de pesquisa de estágio no exterior visa a trabalhar em direção do desenvolvimento de mecanismos de apoio à experimentação no ensino de programação. A ideia é usar como referência a metodologia experimental já consolidada na área de Engenharia de Software e investigar quais são as especificidades inerentes à área do ensino de programação. Mais especificamente, o objetivo é estabelecer um framework de pesquisa inicial para experimentos educacionais no ensino de programação. O framework proposto deve ser composto por modelos teóricos, como as variáveis e métricas geralmente utilizadas. O propósito é apoiar pesquisadores e docentes de disciplinas de programação na definição e planejamento de experimentos nesse cenário.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCATALON, LILIAN P.; PRATES, JORGE M.; DE SOUZA, DRAYLSON M.; BARBOSA, ELLEN F.; GARCIA, ROGERIO E.; WASHIZAKI, H; MEAD, N. Towards the role of test design in programming assignments. 2017 IEEE 30TH CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING (CSEE&T), v. N/A, p. 10-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)
SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; IEEE. Challenges to integrate software testing into introductory programming courses. 2017 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)
SCATALON, LILIAN PASSOS; CARVER, JEFFREY C.; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; ASSOC COMP MACHINERY. Software Testing in Introductory Programming Courses A Systematic Mapping Study. SIGCSE '19: PROCEEDINGS OF THE 50TH ACM TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTER SCIENCE EDUCATION, v. N/A, p. 7-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)