Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação

Processo: 14/06656-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Lilian Passos Scatalon
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):16/17575-4 - Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação, BE.EP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Engenharia de software experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia de Software Experimental | Ensino de Fundamentos de Programação | Família de Experimentos | Framework de Pesquisa | Engenharia de Software

Resumo

Diversas abordagens, métodos e ferramentas educacionais têm sido propostas visando a tratar as limitações e problemas associados ao ensino de fundamentos de programação. Para demonstrar de modo adequado a efetividade de tais propostas, a condução de estudos experimentais representa uma atividade fundamental a ser considerada. Entretanto, apesar de sua relevância, os experimentos conduzidos no cenário educacional ainda são, essencialmente, realizados de forma ad hoc e sem a utilização adequada de processos e metodologias experimentais bem definidas. Como consequência, os resultados obtidos podem ficar comprometidos pela falta de rigor de pesquisa. Ao contrário do que ocorre no ensino de fundamentos de programação, a experimentação em Engenharia de Software é uma área consolidada, com pesquisas bem estabelecidas no sentido de prover uma metodologia adequada para conduzir estudos experimentais. Este projeto de doutorado insere-se nesse contexto, tendo como principal objetivo o estabelecimento de mecanismos de apoio à experimentação em Ensino de Fundamentos de Programação, com base em trabalhos de pesquisa existentes e já consolidados em Engenharia de Software Experimental. Mais especificamente, pretende-se: (i) adaptar o processo experimental adotado em Engenharia de Software para o contexto educacional; (ii) definir e conduzir uma família de experimentos nesse domínio, aplicando o processo adaptado; e (iii) estabelecer um framework de pesquisa para o ensino de fundamentos de programação, contendo a estrutura básica de um experimento e um direcionamento com as escolhas que devem ser feitas ao longo do processo experimental dentro desse tópico específico. Pretende-se, com isso, apoiar pesquisadores e docentes na definição, planejamento e condução de experimentos no cenário educacional, em especial aqueles voltados à avaliação de abordagens e ferramentas educacionais para o ensino de programação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCATALON, LILIAN PASSOS; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Using an Experimental Framework to Support Variables Selection: An Exploratory Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING AND KNOWLEDGE ENGINEERING, v. 31, n. 05, p. 677-692, . (14/06656-8, 18/26636-2)
SCATALON, LILIAN P.; FIORAVANTI, MARIA LYDIA; PRATES, JORGE M.; GARCIA, ROGERIO E.; BARBOSA, ELLEN F.; IEEE. A survey on graduates' curriculum-based knowledge gaps in software testing. 2018 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 8-pg., . (14/06656-8)
SCATALON, LILIAN PASSOS; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Teaching Practices of Software Testing in Programming Education. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06656-8, 18/26636-2)
SCATALON, LILIAN PASSOS; CARVER, JEFFREY C.; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; ASSOC COMP MACHINERY. Software Testing in Introductory Programming Courses A Systematic Mapping Study. SIGCSE '19: PROCEEDINGS OF THE 50TH ACM TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTER SCIENCE EDUCATION, v. N/A, p. 7-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)
AVELLAR, GUSTAVO M. N.; DA SILVA, ROGERIO F.; SCALALON, LILIAN P.; ANDRADE, STEVAO A.; DELAMARO, MARCIO E.; BARBOSA, ELLEN F.; IEEE. Integration of Software Testing to Programming Assignments: An Experimental Study. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06656-8)
SCATALON, LILIAN P.; PRATES, JORGE M.; DE SOUZA, DRAYLSON M.; BARBOSA, ELLEN F.; GARCIA, ROGERIO E.; WASHIZAKI, H; MEAD, N. Towards the role of test design in programming assignments. 2017 IEEE 30TH CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING (CSEE&T), v. N/A, p. 10-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)
SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; IEEE. Challenges to integrate software testing into introductory programming courses. 2017 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06656-8, 16/17575-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCATALON, Lilian Passos. Um framework para estudos experimentais sobre a integração de teste de software no ensino de programação. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.