Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenharia de Software e Tecnologias Educacionais: Estabelecendo Mecanismos de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

Processo: 18/26636-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adenilso da Silva Simão ; Jose Carlos Maldonado ; Márcio Eduardo Delamaro ; Rosana Teresinha Vaccare Braga ; Simone Do Rocio Senger de Souza
Auxílio(s) vinculado(s):19/23474-4 - Colaborações de pesquisa entre QUB e USP: explorando áreas para colaborações conjuntas de pesquisa em teste de software, AP.R SPRINT
Assunto(s):Educação aberta  Aprendizagem móvel  Engenharia de software  Tecnologia educacional  Metodologia ativa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Móvel | Educação Aberta | Engenharia de Software | Metodologias Ativas | tecnologias educacionais | Engenharia de Software

Resumo

Ao longo dos últimos anos, o processo educacional vem passando por uma significativa transformação, incorporando tecnologias que proporcionam amplo acesso a uma diversidade de aplicações educacionais, além de promoverem maior interação, colaboração e comunicação entre aprendizes e professores. Apesar dos benefícios associados, o estabelecimento e adoção de tecnologias educacionais é uma atividade complexa do ponto de vista técnico. Entre os problemas encontrados, destaca-se a grande exigência por requisitos de qualidade, principalmente em aplicações educacionais que possuem inúmeros usuários com necessidades distintas, constantes mudanças de requisitos, separação de interesses, compartilhamento de recursos, uso de diferentes dispositivos de acesso, entre outros aspectos. Em uma perspectiva distinta mas relacionada, a Engenharia de Software caracteriza-se pelo estabelecimento de processos, métodos, técnicas e ferramentas para a produção de aplicações com qualidade. Nesse sentido, este projeto tem como principal objetivo fomentar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em duas áreas de interesse: Engenharia de Software e Tecnologias Educacionais. A integração das áreas ocorre à medida que os processos, métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software, associados a Tecnologias Educacionais, são investigados e utilizados no projeto e desenvolvimento de aplicações educacionais. Em contrapartida, o próprio domínio de Engenharia de Software deve ser explorado na validação das aplicações educacionais desenvolvidas, particularmente no que se refere ao ensino das subáreas de Teste de Software e Gerenciamento de Projetos. Ressalta-se que o projeto possui caráter multi e interdisciplinar e, a partir de sua execução, espera-se contribuir de maneira efetiva para o estabelecimento e adoção de práticas e mecanismos inovadores de ensino e aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (17)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DE OLIVEIRA SESTITO, CAMILA DIAS; DE DEUS, WILLIAM SIMAO; SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Role-Playing Games for Fostering Communication and Negotiation Skills. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, . (18/26636-2, 18/15163-6)
PASCHOAL, LEO NATAN; KRASSMANN, ALIANE LOUREIRO; NUNES, FELIPE BECKER; DE OLIVEIRA, MYKE MORAIS; BERCHT, MAGDA; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; SENGER DE SOUZA, SIMONE DO ROCIO; IEEE. A Systematic Identification of Pedagogical Conversational Agents. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (13/07375-0, 18/26636-2, 17/10941-8)
SCATALON, LILIAN PASSOS; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Using an Experimental Framework to Support Variables Selection: An Exploratory Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING AND KNOWLEDGE ENGINEERING, v. 31, n. 05, p. 677-692, . (14/06656-8, 18/26636-2)
DE DEUS, WILLIAM SIMAO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; CHAN, WK; CLAYCOMB, B; TAKAKURA, H; YANG, JJ; TERANISHI, Y; TOWEY, D; SEGURA, S; SHAHRIAR, H; et al. The Use of Metadata in Open Educational Resources Repositories: An Exploratory Study. 2020 IEEE 44TH ANNUAL COMPUTERS, SOFTWARE, AND APPLICATIONS CONFERENCE (COMPSAC 2020), v. N/A, p. 10-pg., . (18/26636-2)
DE OLIVEIRA, MYKE MORALS; PASCHOAL, LEO NATAN; MOZZAQUATRO CHICONT, PATRICIA MARIOTTO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Towards an Open Educational Resource Sensitive to Student's Context to Support Introductory Programming Courses. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (18/26636-2)
RIBEIRO DE CARVALHO, MARCUS VINICIUS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; CARVALHO, MAX MARCUS C.; IEEE. Educom.ml: A Modeling Approach for Mobile Educational Content. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 8-pg., . (18/26636-2)
DE OLIVEIRA, CAMILA DIAS; FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DE MATTOS FORTES, RENATA PONTIN; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Mobile learning applications for the elderly: eliciting requirements based on pedagogical and accessibility guidelines. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 6-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)
DE OLIVEIRA, CAMILA DIAS; DE MATTOS FORTES, RENATA PONTIN; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Teaching-learning practices and methods for the elderly: support for pedagogical and accessibility guidelines. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 8-pg., . (18/26636-2)
DE DEUS, WILLIAM SIMAO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. A Systematic Mapping of the Classification of Open Educational Resources for Computer Science Education in Digital Sources. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, . (18/26636-2)
PASCHOAL, LEO NATAN; CONTE, TAYANA UCHOA; SENGER DE SOUZA, SIMONE DO ROCIO. On the Experimental Process in Evaluations of Brazilian Conversational Agents in Education. IEEE REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIAS DEL APRENDIZAJE-IEEE RITA, v. 17, n. 1, p. 9-pg., . (18/26636-2)
FALVO JR, VENILTON; SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. The Role of Technology to Teaching and Learning Sign Languages: A Systematic Mapping. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (18/26636-2)
DE OLIVEIRA, MYKE MORAIS; PASCHOAL, LEO NATAN; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Quality Models and Quality Attributes for Open Educational Resources: a Systematic Mapping. 2021 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2021), v. N/A, p. 9-pg., . (18/26636-2)
DE OLIVEIRA, MYKE MORAIS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; SHAHRIAR, H; TERANISHI, Y; CUZZOCREA, A; SHARMIN, M; TOWEY, D; MAJUMDER, AKMJA; KASHIWAZAKI, H; YANG, JJ; et al. Multilevel modeling for the analysis and prediction of school dropout: a systematic review. 2023 IEEE 47TH ANNUAL COMPUTERS, SOFTWARE, AND APPLICATIONS CONFERENCE, COMPSAC, v. N/A, p. 10-pg., . (18/26636-2)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Outlining Software Project Management Education by Surveying Educators. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 8-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)
DE DEUS, WILLIAM SIMAO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. An Exploratory Study on the Availability of Open Educational Resources to Support the Teaching and Learning of Programming. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (18/26636-2)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; SENA, BRUNO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Assessing the Development of Soft Skills for Project Management using PBL: A Case Study. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 8-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)
SCATALON, LILIAN PASSOS; GARCIA, ROGERIO EDUARDO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Teaching Practices of Software Testing in Programming Education. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06656-8, 18/26636-2)