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Objetos de aprendizado como apoio ao ensino de teste de software

Processo: 07/58282-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Arineiza Cristina Pinheiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Validação de programas de computador

Resumo

Entre as linhas que têm sido objeto de pesquisa no contexto de Ensino e Aprendizado destaca-se o desenvolvimento de módulos educacionais - unidades concisas de estudo, compostas por conteúdos teóricos integrados a atividades práticas e avaliações, cuja disponibilização aos aprendizes é apoiada por recursos tecnológicos e computacionais. No decorrer das atividades associadas ao trabalho de doutorado de Barbosa (Processo FAPESP 98/16490-5) foram investigados e definidos mecanismos de apoio ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. Em continuidade ao referido trabalho, pretende-se agora investigar e estabelecer um processo de desenvolvimento aberto, cooperativo e distribuído, no qual os conteúdos construídos sejam flexíveis, customizáveis e reutilizáveis. Uma das linhas de atuação a ser explorada nesse cenário refere-se ao estudo, evolução e aplicação dos mecanismos investigados anteriormente como suporte à construção de objetos de aprendizado. O presente projeto de iniciação científica insere-se nessa perspectiva. Inicialmente, um estudo aprofundado de objetos de aprendizado, incluindo o levantamento, a comparação e a seleção de mecanismos de suporte a seu desenvolvimento deve ser conduzido. A partir do estudo conduzido, objetos de aprendizado no domínio de teste de software devem ser construídos. Especificamente, pretende-se investigar o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação, na forma de um objeto de aprendizado, que permita ao aprendiz interagir com animações gráficas durante a execução de critérios de teste. A idéia é explorar a potencialidade do uso de visualizações gráficas como instrumento de ensino, de modo a enriquecer o aprendizado de conceitos de teste, tanto introdutórios como avançados, e favorecer o domínio e a disseminação do conhecimento na área. (AU)

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