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Um framework para estudos experimentais sobre a integração de teste de software no ensino de programação

Texto completo
Autor(es):
Lilian Passos Scatalon
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ellen Francine Barbosa; Tayana Uchôa Conte; Edson Alves de Oliveira Júnior; Simone do Rocio Senger de Souza
Orientador: Ellen Francine Barbosa
Resumo

Disciplinas introdutórias de programação compõem o núcleo de diversos cursos de graduação, visto que se trata de uma habilidade crucial para profissionais em muitas áreas de ciências exatas. Buscando lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos nessas disciplinas, os professores podem adotar diferentes abordagens de ensino, uma vez que há muitas variantes no ensino de programação (como linguagens e paradigmas de programação, práticas de desenvolvimento, plataformas, ferramentas de apoio, etc). Em particular, a abordagem de ensino que consiste em integrar teste de software nesse contexto tem se destacado na área, pois pode levar os alunos a pensarem de modo mais crítico enquanto resolvem atividades práticas de programação. Mesmo assim, essa abordagem de ensino também pode apresentar desafios significativos, como a resistência dos alunos para conduzir práticas de teste. Nesse sentido, estudos experimentais têm o papel de fornecer evidência acerca de resultados em termos de aprendizagem, considerando diferentes abordagens de ensino e contextos. Porém, estudos na área de ensino de programação muitas vezes apresentam falta de fundamentação teórica, ou seja, não são construídos a partir de teorias, modelos e frameworks estabelecidos na área. Isso significa que os aspectos (ou variáveis) utilizados para investigar as abordagens de ensino não são adequadamente caracterizados nos estudos, o que leva a dificuldades em interpretar os resultados obtidos e construir conhecimento na área. Como consequência, os professores são impedidos de ter evidências confiáveis para fazer escolhas informadas nas abordagens de ensino utilizadas em sala de aula. Considerando esse cenário, este trabalho de doutorado propõe o uso de modelos de domínio para apoiar pesquisadores ao definir e projetar experimentos no ensino de programação. Mais especificamente, o domínio da abordagem de integração de teste de software foi explorado neste trabalho, com a criação de um framework para estudos experimentais sobre a integração de teste de software no ensino de programação. O framework provê uma estrutura básica de estudos experimentais nesse domínio, sendo composto por modelos de variáveis relacionadas a essa abordagem de ensino. Neste trabalho também foram conduzidos experimentos de acordo com a estrutura do framework. A meta deste trabalho é apoiar pesquisadores e professores ao definir e planejar estudos no cenário educacional, em especial os focados em avaliar a integração de teste de software em disciplinas de programação. (AU)

Processo FAPESP: 14/06656-8 - Subsídios à Condução de Experimentos no Ensino de Fundamentos de Programação
Beneficiário:Lilian Passos Scatalon
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado