Busca avançada
Ano de início
Entree

Preenchimento de lacunas no conhecimento da musculatura dos pés e mãos em anuros: estudos sobre as famílias indianas Micrixalidae, Nasikabatrachidae, Nyctibatrachidae, Ranixalidae, e gêneros chave da Índia

Processo: 16/21401-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Boris Leonardo Blotto Acuña
Supervisor: Sathyabhama das Biju
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Delhi (DU), Índia  
Vinculado à bolsa:13/20423-3 - Relacionamentos entre os grandes clados de Hyloidea (Anura: Neobatrachia): um dos principais problemas na filogenia dos anuros, BP.PD
Assunto(s):Sistemática   Anfíbios   Anura   Filogenia   Anatomia animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Anura | Filogenia | musculatura | Sistemática de anfíbios

Resumo

Atualmente, nenhum estudo sobre a musculatura de mão e pé que compreenda a diversidade de Anura foi realizado. Durante o desenvolvimento do pós-doc atual, muitas taxas de anuros foram estudados para estes sistemas de caracteres. No entanto, algumas taxas endémicos da Índia (Micrixalidae, Nasikabatrachidae, Nyctibatrachidae, Ranixalidae) ainda não foram analisados. Estas taxas, e particularmente Nasikabatrachidae, são necessários para uma total compreensão da evolução de vários caracteres em Anura, como também no nó basal de Hyloidea. Por outro lado, Bufonidae é uma família chave para a compreensão das relações filogenéticas dentro de Hyloidea, e muitos gêneros endêmicos da Índia ainda não foram estudados. Finalmente, o estudo de convergências em taxa filogeneticamente não relacionados e com histórias de vida parecidas é um campo útil para a compreensão da evolução de uma série de características e possíveis adaptações. Vários gêneros de Rhacophoridae (com espécies terrestres e arbóreas) são distribuídos na Índia. Uma amostragem densa desta família proporcionará uma melhor compreensão das adaptações para a escalada, tanto dentro de Rhacophoridae quanto em Anura. Da mesma forma, adaptações para escavação já foram sugeridas, e uma amostragem adicional de microhylideos fossoriais (assim como o fossorial Nasikabatrachidae) permitirá gerar avanços nesta línea de pesquisa. O presente projeto tem como objetivo fazer um levantamento da variação da musculatura da mão e pé em Anura, focalizando em taxa indianos chave como grupos externos e o hyloideo Bufonidae, e estudar as convergências em taxa não relacionados filogeneticamente e com modo de vida semelhante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BLOTTO, BORIS L.; BIJU, S. D.; PEREYRA, MARTIN O.; ARAUJO-VIEIRA, KATYUSCIA; FAIVOVICH, JULIAN; GRANT, TARAN. and and foot musculature of Sooglossoidea: synapomorphies, convergences and hind limb digging behaviour in anuran. Biological Journal of the Linnean Society, v. 135, n. 2, p. 336-393, . (18/15425-0, 16/21401-1, 15/11237-7, 13/20423-3, 12/10000-5, 19/24979-2)