Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos não-perturbativos de funções de Green da QCD

Processo: 16/22732-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Attilio Cucchieri
Beneficiário:Attilio Cucchieri
Pesquisador Anfitrião: Benoît Blossier
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Laboratoire de Physique Théorique d’Orsay, França  
Assunto(s):Funções de Green   Teoria de Gauge   Simulação numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confinamento de Cor | Funcões de Green | QCD na rede | Simulações Númericas | Teorias de Gauge na Rede

Resumo

A presente solicitação refere-se a um estágio de cinco meses a ser realizado por mim no Laboratório de Física Teórica da Universidade Paris-Sud XI (Orsay, França), programado para o primeiro semestre de 2017. O principal objetivo do projeto proposto é o estudo numérico, simultâneo, de todos os propagadores e vértices da lagrangiana da QCD, i.e. dos propagadores de glúons, fantasmas e quarks e dos vértices de fantasma-glúon, quark-glúon e de três e quatro glúons, no gauge de Landau. Como subproduto, este estudo permitirá também investigar a constante de acoplamento forte da QCD, considerando várias definições em termos dessas funções de Green. Ao mesmo tempo, aproveitando os meses de permanência na França, o presente projeto prevê também a colaboração com grupos de pesquisa do Laboratório de Física Teórica da Matéria Condensada da Universidade Pierre et Marie Curie (Paris, França), da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Católica de Leuven Kulak (Kortrijk, Bélgica) e do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Catania (Catania, Itália). Em particular, serão estudados: 1) os propagadores de glúon e de fantasma no gauge de Landau-De Witt, 2) o propagador de fantasma no gauge covariante linear, 3) as propriedades analíticas dos propagadores de glúons e fantasmas no gauge de Landau. Espera-se que o projeto permita um melhor entendimento do comportamento infravermelho das funções de Green da teoria e portanto contribua significativamente para a compreensão dos mecanismos de confinamento na QCD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUCCHIERI, ATTILIO; DUDAL, DAVID; MENDES, TEREZA; OLIVEIRA, ORLANDO; ROELFS, MARTIN; SILVA, PAULO J.. Faddeev-Popov matrix in linear covariant gauge: First results. Physical Review D, v. 98, n. 9, . (16/22732-1)
CUCCHIERI, ATTILIO; DUDAL, DAVID; MENDES, TEREZA; OLIVEIRA, ORLANDO; ROELFS, MARTIN; SILVA, PAULO J.. Faddeev-Popov matrix in linear covariant gauge: First results. PHYSICAL REVIEW D, v. 98, n. 9, p. 6-pg., . (16/22732-1)