Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de técnica de processamento de imagens para a categoria Kid Size da RoboCup com validação real na plataforma Bioloid ROBOTIS Premium

Processo: 16/26184-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Wagner Tanaka Botelho
Beneficiário:Gilmar Correia Jeronimo
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Robótica   Processamento de imagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Futebol de Robôs | Humanóide | Inteligência Artificial | Processamento de Imagem | RoboCup | Robótica

Resumo

A área da robótica busca, em um de seus papéis, estimular o conhecimento e aprendizado de áreas de ciências a jovens, adolescentes e adultos. A Robot World Cup Initiative (RoboCup) surgiu neste mesmo contexto, porém para estimular especificamente a área de Inteligência Artificial (IA) usando o futebol de robôs para aperfeiçoar e treinar os conhecimentos de forma prazerosa. Neste projeto, o robô humanoide real construído utilizando a plataforma Bioloid ROBOTIS Premium tem como tarefa jogar futebol na categoria Kid Size da RoboCup. Este humanoide deve identificar todos os elementos do campo, como por exemplo, a bola, campo, as traves dos gols, os jogadores adversários e companheiros de time. Sendo assim, a identificação deve ser realizada utilizando processamento de imagens através de alguma técnica de IA a ser definida durante o desenvolvimento deste projeto. Portanto, para que esta tarefa seja possível, o robô deve utilizar a câmera PIXY instalada na sua cabeça e dois servos motores responsáveis por permitir que o robô tenha um campo de visão de 180 graus na horizontal e vertical. Esta câmera deve processar a imagem e enviar a posição e distância do objeto para a Raspberry Pi, encarregada por controlar os servos motores do humanoide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JERONIMO, GILMAR CORREIA; BERTOLUCCI CONSONI, PAULO EDUARDO; FIALHO GONCALVES, RODRIGO LUIS; BOTELHO, WAGNER TANAKA; BRUNO MARIETTO, MARIA DAS GRACAS; LATIFI, S. Humanoid Soccer Player and Educational Robotic: Development an Architecture to Connect the Dynamixel AX-12A Servo Motor from ROBOTIS to the Raspberry Pi 3B. 16TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION TECHNOLOGY-NEW GENERATIONS (ITNG 2019), v. 800, p. 7-pg., . (16/26184-9)
JERONIMO, GILMAR CORREIA; BOTELHO, WAGNER TANAKA; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO; MAIA DOS SANTOS, THAYNARA CRISTINA; IEEE. Efficient Objects Identification for a KidSize Humanoid Soccer Robot: Using Feedforward Neural Networks with Image Segmentation. 16TH IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONTROL, AUTOMATION, ROBOTICS AND VISION (ICARCV 2020), v. N/A, p. 6-pg., . (16/26184-9)