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Implementação de técnica de processamento de imagens para a categoria Kid Size da RoboCup com validação real na plataforma Bioloid ROBOTIS Premium

Processo: 16/26184-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Wagner Tanaka Botelho
Beneficiário:Gilmar Correia Jeronimo
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Robótica   Processamento de imagens

Resumo

A área da robótica busca, em um de seus papéis, estimular o conhecimento e aprendizado de áreas de ciências a jovens, adolescentes e adultos. A Robot World Cup Initiative (RoboCup) surgiu neste mesmo contexto, porém para estimular especificamente a área de Inteligência Artificial (IA) usando o futebol de robôs para aperfeiçoar e treinar os conhecimentos de forma prazerosa. Neste projeto, o robô humanoide real construído utilizando a plataforma Bioloid ROBOTIS Premium tem como tarefa jogar futebol na categoria Kid Size da RoboCup. Este humanoide deve identificar todos os elementos do campo, como por exemplo, a bola, campo, as traves dos gols, os jogadores adversários e companheiros de time. Sendo assim, a identificação deve ser realizada utilizando processamento de imagens através de alguma técnica de IA a ser definida durante o desenvolvimento deste projeto. Portanto, para que esta tarefa seja possível, o robô deve utilizar a câmera PIXY instalada na sua cabeça e dois servos motores responsáveis por permitir que o robô tenha um campo de visão de 180 graus na horizontal e vertical. Esta câmera deve processar a imagem e enviar a posição e distância do objeto para a Raspberry Pi, encarregada por controlar os servos motores do humanoide. (AU)