Busca avançada
Ano de início
Entree

Land use change impacts of increased bioenergy demand in Brazil

Processo: 16/50495-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: University of Münster (WWU)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Gilberto Camara Neto
Beneficiário:Gilberto Camara Neto
Pesquisador Responsável no exterior: Judith Verstegen
Instituição Parceira no exterior: University of Munster, Alemanha
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/08398-6 - E-Sensing: análise de grandes volumes de dados de observação da terra para informação de mudanças de uso e cobertura da terra, AP.ESCIENCE.TEM
Assunto(s):Bioenergia  Uso do solo  Biocombustíveis  Biodiesel  Etanol  Impactos ambientais  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computacao

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a utilização de modelos de uso da terra para captar os efeitos da expansão da produção de bioenergia no Brasil. Iremos abordar duas principais questões científicas: (a) O que poderia ser os efeitos do uso da terra do aumento da produção de bioetanol a partir da cana no Brasil? (B) O que poderia ser os efeitos do uso da terra de aumento da produção de biodiesel a partir de soja no Brasil? O Brasil tem grandes expectativas de oportunidades de exportação de etanol e biodiesel, com base no aumento esperado de consumo de biocombustíveis nos EUA e na União Europeia. Estas expectativas têm sido limitadas por estudos científicos que argumentam que a expansão dos biocombustíveis no Brasil tem custos ambientais significativos. Consideramos estes estudos estão datados, e precisam ser revistos à luz dos recentes avanços em medidas de proteção ambiental e dos ganhos de produtividade agrícola no Brasil. Este projeto vai usar métodos avançados de modelagem de uso da terra e de classificação de trajetórias de uso da terra, com base na expertise dos cientistas em colaboração. Usaremos dois modelos de uso da terra complementares (um modelo global com 50 km x 50 km de resolução e um modelo regional com 5 km x 5 km de resolução) para medir os efeitos do uso da terra diretos e indiretos da expansão dos biocombustíveis no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEPANOV, OLEG; CAMARA, GILBERTO; VERSTEGEN, JUDITH A.. Quantifying the Effect of Land Use Change Model Coupling. LAND, v. 9, n. 2, . (16/50495-4)