Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre os níveis de citocinas pro-inflamatórias no soro, tecido e fluido gengival de pacientes com periodontite crônica

Processo: 17/00067-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Poliana Mendes Duarte
Beneficiário:Letícia de Lorenzo Abreu
Instituição Sede: Universidade Universus Veritas Guarulhos (Univeritas UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Biomarcadores   Soro   Periodontite   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | ensaio multiplex | Pcr | Periodontite | soro | Periodontia

Resumo

Diversas pesquisas têm focado na avaliação do processo imunoinflamatório da periodontite para compreender a etiopatogênese da doença, a possível influência da mesma no estado sistêmico bem como monitorar os efeitos de diferentes terapias. Para isso, a identificação e quantificação de biomarcadores, em destaque citocinas, tem sido realizada em diferentes fontes biológicas, particularmente no soro, tecido e fluido gengival. Entretanto, o grau de correlação entre a expressão/níveis de biomarcadores nessas diferentes fontes biológicas não está claro na literatura. Assim, o objetivo deste estudo será correlacionar a expressão gênica tecidual e os níveis proteicos de interleucina (IL)-1 beta, IL-6 e fator de necrose tumoral (TNF)- alfa no soro, tecido e fluido gengival de pacientes com periodontite crônica. Trinta pacientes com periodontite crônica generalizada serão incluídos neste estudo. Os participantes serão submetidos a coletas de tecido e fluido gengival de dois dentes indicados para extração por periodontite avançada bem como à coleta de sangue periférico. As amostras de tecido gengival, fluido e soro serão avaliadas quanto aos níveis proteicos de IL-1 beta, TNF-alfa e IL-6 por meio do imunoensaio multiplex. Além disso, parte da amostra de tecido gengival será avaliada quanto níveis de RNAm para essas mesmas citocinas por meio de PCR em tempo real. A análise estatística consistirá no estabelecimento de correlações (Correlação de Spearman) entre os níveis proteicos desses biomarcadores no tecido, fluido, soro e suas expressões gênicas teciduais. Para todas as análises será adotado um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, POLIANA MENDES; ABREU, LETICIA DE LORENZO; VILELA, ANDRE; FERES, MAGDA; GIRO, GABRIELA; MIRANDA, TAMIRES SZEREMESKE. Protein and mRNA detection of classic cytokines in corresponding samples of serum, gingival tissue and gingival crevicular fluid from subjects with periodontitis. JOURNAL OF PERIODONTAL RESEARCH, v. 54, n. 2, p. 174-179, . (17/00067-9)